Previsões para 2022 no setor logístico

silhuetas de trabalhadores e grua a construir o número 2022, imagem ilustrativa do artigo “Previsões para 2022 no setor logístico”

Com o ano 2021 a terminar de forma conturbada nas cadeias de abastecimento, quais são as previsões para 2022 no setor logístico? Da escassez de combustíveis, componentes tecnológicos e até alimentos, ao congestionamento do setor naval, a logística está em crise um pouco por todo o mundo. Por essa razão, analisar as tendências para o próximo ano pode ajudar a prepará-lo da melhor forma possível.

Necessidade de maior flexibilidade, agilidade e resiliência 

O passado recente revelou a necessidade das empresas de logística terem uma maior flexibilidade e agilidade, para reagir perante imprevisto. A escassez de materiais, de mão de obra e limites de capacidade foram alguns dos desafios descobertos nos últimos meses. Um relatório recente do Capgemini Research Institute revelou que 62% dos entrevistados consideram que a resiliência é a chave para a recuperação da cadeia de abastecimento após a pandemia. Sem dúvida que esta é uma das previsões para o ano 2022 no setor logístico. E a cooperação entre empresas, através de associações como a APOL, é uma das ferramentas para as organizações estarem preparadas para qualquer embate.  

Reforço da importância da sustentabilidade

As expectativas em relação à responsabilidade ambiental das empresas estão cada vez mais altas. Tanto do lado do consumidor, como de parceiros e dos próprios governos espera-se que haja uma adoção cada vez maior de práticas amigas do ambiente. No ramo da logística, processos de transporte (por causa dos combustíveis fósseis) e de armazenamento (pelos gastos energéticos inerentes) são os que mais impactam negativamente no compromisso da sustentabilidade. É, por isso, de prever que durante o ano 2022 o assunto continue na ordem do dia.

Conquista de maior visibilidade 

A visibilidade do fluxo na supply chain é crucial para a otimização de processos, melhoria de tempos e, consequentemente, de resultados. De acordo com um estudo da Oxford Economics, 92% de executivos de empresas de logística acreditam que a visibilidade na cadeia de abastecimento é importante para o sucesso de resultados. No entanto, menos de um terço dos entrevistados sabe como a conquistar. É a diferença entre o reconhecimento da importância e a aplicação que vão permitir uma crescente conquista de visibilidade em todos os processos, a par com mais inovação e investimento.   

Reforço da importância da tecnologia

A realidade de drones e camiões automatizados já esteve mais longe. São várias as empresas que avançaram com testes localizados e prevêem aplicar estas soluções num futuro muito próximo. No entanto, a robótica, a automatização e inteligência artificial têm revolucionado de muitas outras formas os vários processos logísticos. Esta será, sem dúvida, uma tendência reforçada em 2022. 

Apesar da imprevisibilidade para a qual as empresas devem estar alerta, estas são algumas das principais previsões para 2022 no setor logístico. O planeamento é mesmo a melhor ferramenta para gerir as novidades que o novo ano civil pode trazer. Prepare a sua empresa para 2022 a par com outras do setor, torne-se associado da APOL.  

Referências bibliográficas:
Capgemini Research Institute, Fast forward – Rethinking supply chain resilience for a post-pandemic world, 2021. Acedido em 12 de novembro de 2021. 
Oxford Economics, Surviving and Thriving: How Supply Chain leaders can minimize risk and maximize opportunities, 2020. Acedido em 12 de novembro de 2021. 
Supply Chain Brief, Strategic Supply Chain Planning in 2022: 10 Areas to Focus, 2021. Acedido em 12 de novembro de 2021.
Xpediator, Key Trends in Supply Chain management for 2021/2022, 2021. Acedido em 12 de novembro de 2021. 
Forbes, The Future Of Supply Chain Tech: Drivers, Trends And Opportunities, 2021. Acedido em 15 de novembro de 2021. 
PitchBook, Supply Chain Tech Q1 2021 VC update, 2021. Acedido em 15 de novembro de 2021. 
Advenced Logistics, Logística: principales tendencias para 2022, 2021. Acedido em 17 de novembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.