O impacto da Inteligência Artificial na cadeia de abastecimento

Que a tecnologia tem um papel fundamental nas operações logísticas não é novidade. O paradigma agora é o da inteligência artificial: que impacto tem esta ferramenta – que tanto tem evoluído nos últimos meses – na cadeia de abastecimento? As ferramentas de inteligência artificial têm emergido como forças motrizes capazes de otimizar processos e proporcionar eficiência operacional incomparável. O ChatGPT, por exemplo, modelo de linguagem avançado, pode desempenhar um papel crucial na interação homem-máquina, promovendo uma comunicação mais fluida e eficaz.
Analisamos neste artigo o impacto que a IA tem na cadeia de abastecimento e nos seus processos.
Saúde e segurança
O benefício na saúde e segurança é dos primeiros a ser referido num estudo da DHL, sobre o impacto da Inteligência Artificial na transformação da logística.
Colocar a tecnologia ao serviço da segurança e da promoção de saúde deve ser prioridade entre os operadores. Entende-se que a visão computacional permite identificar perigos em armazéns, depósitos e outras instalações de logística, evitando assim riscos de acidentes. Esta abordagem pode também melhorar a saúde dos colaboradores, ao reconhecer posturas e movimentos incorretos, detetar sinais precoces de fadiga e verificar se os colaboradores estão a utilizar o equipamento de proteção mais indicado.
Automatização de processos
Outro dos principais impactos dá-se na automatização de processos: sistemas inteligentes são capazes de analisar grandes volumes de dados em tempo real. Isto permite antecipar desafios, otimizar a gestão de inventário. Esta capacidade de previsão contribui significativamente para a redução de custos operacionais e a maximização da eficiência logística.
Otimização de processos de envios e rota de entregas
A verificação final das encomendas antes da saída de armazém, a par com a atualização automática de inventário é simplificada com recurso a inteligência artificial. Assim como as rotas de entregas, beneficiando de algoritmos avançados, são ajustadas com critérios de:
- tráfego em tempo real;
- condições meteorológicas;
- restrições específicas de cada local.
Esta otimização reduz, não só, os custos de transporte, mas também as emissões de carbono, alinhando-se com as preocupações ambientais cada vez mais presentes nas organizações.
Assistência Inteligente em Tempo Real
A introdução de assistentes inteligentes, como o ChatGPT, na cadeia de abastecimento possibilita uma assistência em tempo real mais eficaz. Os colaboradores podem interagir com sistemas de IA para resolver questões operacionais, realizar pedidos ou ainda pedir informações relevantes à tomada de decisões. Esta interação facilita a comunicação entre diferentes elos da cadeia, reduzindo também a probabilidade de erros.
Melhoria na Experiência do Cliente
Ao otimizar todos os processos anteriores à última milha, este último momento da cadeia de abastecimento também é beneficiado. Seja através de mais e melhor informação ao cliente, seja através de mecanismos de respostas rápidas e personalizadas, a satisfação do cliente tem um grande potencial de melhoria, com a aplicação da IA. No fim do processo, reinicia-se o processo, assente numa relação sólida e de recorrência entre empresas e consumidores.
Desafios e Considerações Éticas
Apesar de todos os prós que a implementação da IA tem, importa refletir sobre os cuidados a considerar. A integração destas ferramentas na cadeia de abastecimento traz consigo desafios, especialmente em relação à segurança de dados e questões éticas. A implementação cuidadosa de medidas de segurança e a consideração de padrões éticos são cruciais para garantir o uso responsável dessas tecnologias.
A inteligência artificial veio para ficar e transformar a indústria e todas as atividades a ela associadas. “Estamos à beira de uma transformação tão grande como a primeira revolução industrial”, refere Sérgio Ferreira, partner da EY, numa peça do Dinheiro Vivo, referindo-se ao desenvolvimento tecnológico e ao seu impacto nos próximos anos.
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Referências bibliográficas:
DHL, ChatGPT and the Like: Artificial Intelligence in Logistics, 2023 Acedido em 10 de Novembro de 2023
Distribuição Hoje, Novo estudo revela impacto que IA pode ter na transformação da logística, 2023 Acedido em 10 de Novembro de 2023
Forbes, The True Role Of AI In Logistics, 2023. Acedido em 10 de Novembro de 2023
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