
É no last mile (última milha) que o foco das entregas de encomendas se tem focado. Esta é a etapa final do transporte dos produtos, entre os centros de distribuição e o cliente final. Com o crescimento do e-commerce, um perfil de cliente mais exigente e maiores preocupações ambientais, que importância tem atualmente o last mile e como pode evoluir no futuro?
E-commerce sublinhou importância dos últimos metros da entrega
O grande crescimento do comércio eletrónico nos últimos anos fez com que a última milha ganhasse importância, especialmente no que respeita às entregas de encomendas ao cliente final.
“Grandes empresas de comércio eletrónico, bem como várias startups, identificaram os serviços de last mile como um diferencial relevante. Na verdade, a variedade de opções de entrega e a qualidade percecionada do serviço de entrega são os principais critérios de tomada de decisão para clientes online e, portanto, afetam diretamente o sucesso dos players de e-commerce no mercado”, refere a McKinsey no artigo How customer demands are reshaping last-mile delivery.
Cliente exigente e disposto a pagar por uma entrega mais rápida
O perfil de cliente também mudou e essa mudança afetou diretamente a atuação nos transportes e na logística. Os clientes passaram a comprar mais e a fazer encomendas mais pequenas. Além disso, as expectativas sobre a entrega é muito mais exigente. Com esta nova realidade, surgiu o conceito same-day delivery (entrega no próprio dia).
A importância da rapidez na entrega é cada vez maior e reflete-se num estudo que a McKinsey realizou. Os dados revelam que perto de um quarto dos consumidores está disposto a pagar mais para receber a encomenda no próprio dia.
As previsões da consultora são de que em 2025 a entrega no próprio dia ou instantânea vai representar entre 20% a 25% do mercado. E a tendência será para aumentar.
Preocupações ambientais: será o last mile pouco sustentável?
Encomendas pequenas, com carácter de urgência e em localizações específicas e diversificadas, por vezes em ambientes urbanos com muito trânsito ou em locais remotos: estas características ditam um last mile pouco amigo do ambiente.
No entanto, a tecnologia pode mais uma vez ser a resposta para o desafio. A robótica e inteligência artificial, integradas em novos modelos de negócio, podem fazer a diferente neste ponto crucial para empresas e para consumidores.
A consultora refere três formatos de entrega:
- Veículos terrestres autónomos com cacifos automáticos;
- Drones;
- Estafetas de bicicleta.
Outra solução, proposta pelo relatório Green Last Mile Europe 2022 é a reeducação do cliente e a utilização de lockers (cacifos) como alternativa às entregas a domicílio. Estima-se que a utilização de cacifos reduz até 13.485 kg de emissões de CO2 por ano, o que corresponde a uma purificação atmosférica equivalente a 2.769 árvores.
“um entregador que faça distribuição através de cacifos inteligentes pode entregar cerca de mil encomendas por dia passando por quatro ou cinco locais, enquanto com o sistema tradicional só conseguiria entregar diariamente 75 pacotes”, explica o presidente do Grupo InPost (plataforma de suporte para comércio eletrónico fora de casa na Europa), Rafal Brzoska, citado no relatório.
Tecnologia como principal aliada do last mile
Estas novas soluções tecnológicas permitem ultrapassar os desafios ambientais e ainda tornar o last mile vantajoso para os negócios:
- Clientes satisfeitos: é possível corresponder às expectativas de quem recebe as encomendas;
- Mais eficiência e transparência: otimizam-se processos, minimizam-se riscos e ainda há, com estas tecnologias, a possibilidade de fazer um acompanhamento rigoroso do percurso da encomenda até chegar às mãos do cliente.
- Redução de custos: a otimização permite tão só tornar os processos mais ágeis, como mais baratos. Estas tecnologias permitem contornar os elevados custos associados à entrega last mile.
Torne-se associado da APOL e crie sinergias com outras empresas do setor, potenciando as oportunidades de novas realidades como a do last mile. Junte-se a nós.
Referências bibliográficas:
McKinsey, How customer demands are reshaping last-mile delivery, 2016. Acedido em 24 de Junho de 2022.
Rangel, Importância do last mile na logística, 2021. Acedido em 24 de Junho de 2022.
Mob Magazine, Uso de lockers reduz mais de 13 mil quilos de emissões de CO2 por ano, 2022. Acedido em 24 de Junho de 2022.
Insider Intelligence,The challenges of last mile delivery logistics and the tech solutions cutting costs in the final mile, 2022. Acedido em 24 de Junho de 2022.
Intermodal Logística, Last mile: o que é e como otimizar a operação logística, 2022. Acedido em 27 de Junho de 2022.