ChatGPT na cadeia de abastecimento
A Inteligência Artificial ganhou uma nova visibilidade com o lançamento do ChatGPT no final do ano passado. Em apenas cinco dias esta ferramenta alcançou mais de um milhão de utilizadores por todo o mundo. Mas o seu potencial ainda está a ser revelado. Além do uso pessoal que milhares de milhões de utilizadores já fazem por todo o mundo, há a vertente empresarial e uma aplicação que pode ser muito interessante do ChatGPT na cadeia de abastecimento. Neste artigo entendemos melhor a ferramenta, exploramos alguns dos momentos em que pode ser utilizada ao longo da cadeia de abastecimento e ainda deixamos algumas ideias sobre o seu potencial no curto prazo.
O que é o ChatGPT?
É um sistema de Inteligência Artificial, denominado Chat Generative Pre-trained Transformer. Trata-se de uma evolução significativa face aos chatbots existentes no mercado. “Um chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NLP) para entender as perguntas dos clientes e automatizar as respostas, ao simular uma conversa humana”, de acordo com a IBM.
O ChatGPT combina machine learning (aprendizagem automática) com técnicas de aprendizagem aprofundadas, com base numa quantidade megalómana de dados, para entender o contexto de uma conversa e imitar padrões de fala.
Esta ferramenta “contribui para democratizar a inteligência artificial para o público em geral por meio de uma interface de conversação acessível”, defende a professora associada de Ciência da Computação na Universidade Sorbonne, Laure Soulier.
8 momentos em que pode fazer a diferença na cadeia de abastecimento
A primeira e principal área a beneficiar do GhatGPT na cadeia de abastecimento é a da comunicação. No entanto, há muitas outras tarefas de outras áreas que podem beneficiar da resposta rápida, sintetizada e aparentemente fundamentada do ChatGPT. Enumeramos 8 momentos ao longo da cadeia de abastecimento onde a intervenção do ChatGPT pode ser muito útil:
- Utilização da API ChatGPT para treinar os próprios chatbots já implementados, tornando-os mais flexíveis, abertos a mais perguntas e capazes de simular capacidades humanas;
- É possível integrar o ChatGPT com CRM específicos através de APIs e assim melhorar a gestão de leads e vendas;
- Fornecendo alguns detalhes sobre o seu stock é possível pedir à ferramenta ideias para um gestão mais eficaz. A resposta pode basear-se em alguns métodos já utilizados;
- O ChatGPT pode também sugerir as melhores rotas para movimentar carga, informações sobre preços de serviços complementares ou até mesmo sobre preços de combustíveis;
- Com a capacidade de revisão a ferramenta pode eliminar erros na entrada de pedidos;
- Outra funcionalidade que pode acrescentar valor é a definição e estruturação de objetivos e dinâmicas com dados previamente fornecidos;
- Em casos de atraso no levantamento ou entrega de mercadorias, consegue estruturar e adaptar mais rapidamente a comunicação para os diferentes intervenientes na operação;
- Em comunicação interna ou comunicação de crise, esta ferramenta pode também ser um auxílio interessante na adaptação de mensagem ou identificação de pontos-chave a referir.
O potencial do ChatGPT na cadeia de abastecimento
O ChatGPT é recente e tem beneficiado de atualizações e melhorias. No entanto, é assumido que ainda tem algumas fragilidades. Há um receio generalizado em torno desta expressão de AI por poder substituir, em muitos casos, o elemento humano. Sendo a Logística um setor que tem como principal aliada a tecnologia, é um erro ignorar esta nova ferramenta. O ChatGPT na cadeia de abastecimento pode ser um grande aliado de otimização de processos e operações, sempre com intervenção humana, ainda que numa lógica de supervisão.
Na empresa que representa já utilizam o ChatGPT? Fique a par das mais recentes inovações tecnológicas e discuta as suas aplicabilidades com outros operadores logísticos, juntando-se à APOL como associado. Inscreva-se!
Referências bibliográficas:
Hubtek, How ChatGPT can help the logistics industry, 2023. Acedido em 19 de Junho de 2023.
Mecalux, ChatGPT: will it transform the supply chain?, 2023. Acedido em 19 de Junho de 2023.
Management Enthusiast, ChatGPT and its Role in Logistics & Supply Chain Management, 2023. Acedido em 19 de Junho de 2023.
IBM, What is a Chatbot?, 2023. Acedido a 19 de Junho de 2023. Sorbonne Université, ChatGPT: A Technological Breakthrough?, 2023.
Acedido a 19 de Junho de 2023.
Etiquetas
Mais notícias
Artigos Recentes
- Como começar uma carreira no setor da Logística e Supply Chain?
- Como a Logística Verde transformou a Black Friday em 2024
- Soluções Logísticas em Tempos de Crise Climática
- A Logística Inversa e a Economia Circular – um ciclo de benefícios
- A Internet das Coisas (IoT) na Logística – Conetividade e Eficiência