APOL representa operadores logísticos na CCI

A Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL) foi convidada a integrar a Comissão de Transportes e Logística da CCI (Câmara de Comércio Internacional), a maior organização mundial de empresas que congrega associações e empresas de mais 130 países.

Os membros da CCI estão na linha da frente para a auto-regulação dos negócios ao nível mundial, uma prática que vai ao encontro dos objectivos e missão da APOL que apresentou, recentemente, o Código de Boas Práticas do sector aos Operadores Logísticos.

“A APOL vai ser a voz do sector logístico no seio de uma organização internacional onde se partilha informação à escala planetária. Pertencer à maior organização mundial do comércio e poder participar na elaboração de regulamentação através da definição de regras, de políticas mas também ao nível da arbitragem, é uma oportunidade ímpar que a APOL agora abraça”, afirma a presidente da APOL, Carla Fernandes

“Trata-se de um forum mundial onde podemos ter um papel mais interventivo e apoiar, a uma escala supranacional, as melhores práticas que regulam a actividade dos operadores logísticos”, adianta a presidente da APOL.

A Comissão de Transportes e Logística do CCI elabora pareceres globais em áreas como a liberalização, alfândegas, competitividade e ambiente. Os projectos da Comissão para 2011 estão direccionados para recomendações sobre o impacto ambiental dos transportes e para a necessidade de investimento nas infra-estruturas dos transportes como estímulo para a Economia.

A CCI é líder mundial na definição de regras de natureza voluntária, normas e códigos de conduta para o comércio internacional, que são aceites por todos os sectores de negócio e aplicadas diariamente em milhares de transacções. Trata-se de uma organização que mantém relações privilegiadas com a maioria das organizações internacionais como a ONU e respectivas agências especializadas e a Organização Mundial do Comércio, o que lhes permite uma representação eficaz dos interesses dos membros da CCI nos fóruns internacionais.

Os membros da CCI preparam as suas posições e pareceres oficiais para submissão às organizações internacionais e aos Governos, através da rede global de delegações nacionais da CCI.

A organização mundial promove o comércio e o investimento global e tem como principal objectivo a criação de regras que regem a maior parte das relações comerciais e económicas a nível mundial. Entre estas regras encontram-se as incoterms 2010, as URDG (garantias bancárias) e as UCP 600.

Veja aqui os clips de imprensa -> Download ( .zip ) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.