Tendências para o setor logístico em 2021
As novas tendências previstas para o setor logístico não deixam margem para dúvidas: a logística irá desempenhar um papel relevante em 2021.
No entanto, a capacidade de adaptação e de colaboração são alguns dos fatores que poderão ser determinantes para o sucesso.
1. Cadeia de Frio assume lugar de destaque
O fim de 2020 foi marcado pelo início da distribuição de vacinas COVID-19 em diversos países, colocando a cadeia de frio no centro do contexto atual.
Apesar deste serviço não ser considerado uma novidade na indústria, dada a sua importância na distribuição capilar (last-mile) de medicamentos, alimentos e outros bens perecíveis, o transporte destas vacinas implica superar vários desafios e expectativas.
As exigências são igualmente elevadas, no que diz respeito à manutenção e controlo da frota perante os constrangimentos de carga e de temperatura e da própria evolução dos equipamentos de refrigeração.
2. E-commerce veio para ficar
Segundo um estudo realizado pela DS Smith e Ipsos MORI, 68% dos inquiridos afirmaram que procuram passar o mínimo de tempo possível dentro de estabelecimentos comerciais.
Consequentemente, o e-commerce conquistou um lugar predominante, mas acompanhado por critérios mais exigentes tais como a valorização do serviço de atendimento, personalização da encomenda, melhoria da política de devolução, entre outros.
Manter uma relação próxima com o consumidor, ainda que virtualmente continuará a ser uma prioridade e optar por uma estratégia omnicanal pode ser uma forma de construir uma experiência de consumo mais positiva.
3. Colaboração mútua será imprescindível
Possibilitar a compra e entrega em simultâneo é também uma das metas a alcançar, que exige um forte suporte logístico. Para tal é necessário reforçar a ideia de trabalho em rede e consequente colaboração entre todas as partes envolvidas, de forma a que, se uma falhar, as restantes poderão colmatar a falha e assegurar a continuidade do serviço.
Para ser bem-sucedido, este processo exige a troca de informação em tempo real e plataformas que permitam o trabalho conjunto. Soluções tecnológicas como a rede 5G poderão facilitar a gestão das redes de transporte intermodais e o próprio conceito de torre de controlo da informação irá evoluir e melhorar a sua capacidade de antecipar problemas e sugerir soluções de forma automatizada.
A adoção de soluções como o blockchain irá igualmente ajudar a coordenar e a tornar as operações mais fiáveis, minimizando os riscos e contribuindo para que a empresa seja mais resiliente e ágil face aos imprevistos.
4. Maior inovação tecnológica
O impacto da tecnologia na indústria é transversal a todas estas tendências do setor logístico em 2021.
A utilização de drones, veículos autónomos e robótica, acompanhados pelas inovações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) e pela Internet das Coisas (IdC) passam a integrar a linha da frente, capaz de solucionar obstáculos tais como os limites impostos pelo distanciamento físico.
As melhorias trazidas pela IdC irão trazer inúmeras vantagens, desde a gestão do inventário à emissão imediata da fatura após a entrega da encomenda. Por sua vez, a IA e a sua capacidade de identificar e reproduzir padrões e procedimentos irá contribuir para a redução da margem de erro e para uma melhor previsão de movimentos como o eventual aumento ou diminuição da procura, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisões.
A própria automatização permitirá libertar recursos humanos e técnicos de certas tarefas, para outras que sejam mais necessárias, poupando tempo e aumentando a eficácia.
5. Sustentabilidade como prioridade
Aliada à inovação, surgem inúmeras soluções sustentáveis tendo em vista a redução da pegada ambiental do setor logístico, mas não só. A adoção de práticas mais ecológicas também pode ajudar na redução de custos bem como aumentar a lealdade do consumidor para com a empresa.
Segundo o estudo acima mencionado, 29% dos consumidores deixaram de comprar em certas marcas por as embalagens não serem sustentáveis.
Acompanhar esta tendência implica uma maior preocupação e ação das empresas de logística em optar por packaging, meios de transporte e outros comportamentos mais ecológicos.
Conhecer as atuais tendências e partilhar a sua experiência pode contribuir para a dinamização do setor logístico nacional. Torne-se associado da APOL.
Referências bibliográficas:
CargoX, Conheça 8 tendências em logística para o futuro, 2020. Acedido a 7 de janeiro de 2021.
Manufacturing.Net, 7 Supply Chain Trends to Watch in 2021, 2020. Acedido a 7 de janeiro de 2021.
Supply Chain Brain, Seven Supply-Chain Trends to Watch in 2021, 2020. Acedido a 7 de janeiro de 2021.
Supply Chain Brief, Supply Chain Trends 2021, 2020. Acedido a 7 de janeiro de 2021.
Transports & Logistics Middle East, 5 Key Supply Chain Trends to Look for in 2021, 2020. Acedido a 7 de janeiro de 2021.