As ruturas de stock podem acontecer em qualquer ponto da cadeia de abastecimento. No entanto, são naturalmente mais visíveis e mediáticas quando acontecem no último momento, em que o cliente final não consegue aceder ao produto.
As consequências são danosas e tanto podem ser imediatas, com o aumento dos custos de logística, como a médio/ longo prazo, com a deterioração da notoriedade dos operadores junto do cliente final e stakeholders.
Por outro lado, o excesso de stock também não é benéfico para os operadores. É, portanto, no equilíbrio que deve estar o foco. Para o medir, uma das métricas utilizadas é precisamente a taxa de falta de stock, que se calcula da seguinte forma: taxa de falta de stock = pedidos não atendidos / pedidos totais x 100. Atualmente, as taxas de rotura de stock rondam os 8%, atingindo os 10% para produtos em promoção, segundo o Kaizen Institute Portugal. O ideal é manter esta taxa o mais baixa possível. Para isso, apresentamos neste artigo quatro formas de prevenir as ruturas de stock. Conheça-as de seguida.
1. Conhecer com exatidão as flutuações da procura
Grande parte das ruturas de stock são causadas pelo aumento inesperado da procura. No entanto, é possível, com base em big data, prever o comportamento do consumidor antecipadamente. Por certo que a totalidade dos retalhistas conseguem identificar alguns momentos de aumento de procura, no entanto, para uma previsão e prevenção mais realistas importa estudar relatórios detalhados, com base em dados históricos. Assim, antecipam-se os picos de procura, gerem-se melhor as compras e evitam-se as ruturas de forma mais eficaz.
2. Equipar o armazém com software especializado que detete antecipadamente a rutura
A aposta na tecnologia é essencial para enfrentar desafios futuros na logística. No que toca à gestão de stocks, a utilização de software especializado é crucial. Tão importante quanto a sua utilização dentro do armazém, é a sua integração com outros softwares para facilitar o fluxo de informação. O Enterprise Resource Planning (ERP) surge como um pilar nesta questão, uma vez que permite uma integração com sistemas ainda mais específicos, como os de gestão de frotas de transporte.
A par disto, uma dinâmica ajustada faz a diferença. A análise ABC , por exemplo, pode ser facilitadora nesta gestão preventiva.
3. Adotar um sistema de inventário permanente
Em casos de uma rede de SKUs ampla e complexa podem acontecer ruturas de stock por falha na localização dos produtos, ainda que estes estejam disponíveis. Nestes casos, a implementação de um sistema de inventário permanente pode ser a solução, através de um WMS. Esta ferramenta permite uma visão 360 e em tempo real sobre os processos em armazém e respetivo stock. A outra grande vantagem desta mecânica é a construção de uma base de dados e histórico próprio de flutuação de stock.
4. Otimize e automatize comunicação interna e com stakeholders
A comunicação surge como pedra angular em toda a equação que permite prevenir a rutura de stocks. Garantir que todas as equipas internas estão alinhadas com as metodologias de gestão e confortáveis com a utilização dos softwares é essencial.
Não menos importante é a comunicação com fornecedores e parceiros. A integração de sistemas de informação pode ser uma grande ajuda nesse sentido. No entanto, sabe-se que a comunicação eficaz vai além das dinâmicas mais ou menos formatadas e previsíveis. Um fluxo de comunicação proativo e interativo é o segredo para conquistar o desejado equilíbrio de stocks.
Cada operador tem uma realidade muito própria e desenvolve formas de ultrapassar os desafios igualmente particulares. Na APOL, os operadores beneficiam da partilha de conhecimento e, muitas vezes, de sinergias que permitem antecipar e ultrapassar questões como as ruturas de stock com maior eficácia. Junte-se à APOL como associado!
Referências bibliográficas:
Shipify, Out of Stock: What It Is and How To Prevent It (2022), 2021. Acedido em 20 de Dezembro de 2022.
Interlake Mecalux, Stockouts: what they are and how to prevent them, 2019 Acedido em 20 de Dezembro de 2022.
Rangel, Ruturas de stock: o que são e como evitar?, 2022. Acedido em 20 de Dezembro de 2022.
Kaizen, Roturas de stock no retalho: um detrator da experiência do cliente, 2022. Acedido a 20 de Dezembro de 2022.
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