O caso da FedEx: Como uma Pequena Mudança na Rota Otimizou a Eficiência
No universo altamente competitivo da logística, pequenas mudanças podem ter um impacto significativo na eficiência operacional e, consequentemente, na rentabilidade das empresas.
Um exemplo emblemático do impacto destas pequenas otimizações é o caso da FedEx, que conseguiu otimizar as suas rotas através de uma simples mudança: evitar curvas à esquerda sempre que possível.
Pode parecer estranho que algo tão “pequeno” tenha surtido tanto efeito, mas, aparentemente, favorecer viragens à direita (a não ser que seja estritamente necessário virar à esquerda) permite que a empresa poupe milhões de litros em combustível e reduza emissões equivalentes a 20.000 carros de passageiros.
Aprender sobre Otimizações de Rota com o Caso da FedEx
A decisão da FedEx de minimizar curvas à esquerda não é apenas uma questão de logística inteligente, mas também de segurança e economia de combustível.
A ideia por trás dessa estratégia é simples: em estradas onde a direção é pela direita, como nos Estados Unidos, as curvas à esquerda são geralmente mais arriscadas e menos eficientes.
Isso acontece porque, ao fazer uma curva à esquerda, os veículos precisam cruzar o fluxo de tráfego contrário, o que pode causar atrasos e aumentar o risco de acidentes.
Um estudo da National Highway Traffic Safety Association dos Estados Unidos indicou que as curvas à esquerda estão envolvidas em 22,2% dos acidentes em intersecções, enquanto as curvas à direita correspondem a apenas 1,2%.
Além disso, as curvas à esquerda são três vezes mais propensas a causar atropelamentos fatais de pedestres do que as curvas à direita.
Como Economizar Tempo e Combustível de forma simples
Além dos riscos de segurança já indicados, as curvas à esquerda são tendencialmente menos eficientes em termos de combustível também.
Ao esperar para cruzar a estrada para o lado “contrário”, o veículo fica em marcha lenta por mais tempo, o que aumenta o consumo de combustível e o desgaste do motor.
A FedEx, ao evitar essas curvas, conseguiu reduzir significativamente o tempo e a distância percorrida pelos seus veículos, o que se traduz numa economia considerável de combustível.
Para implementar esta estratégia de forma eficaz, a FedEx desenvolveu um software avançado que calcula a rota mais eficiente para cada veículo, penalizando curvas à esquerda sempre que possível.
Esse software leva em consideração uma série de variáveis, tais como:
- Limites de velocidade
- Acesso a estacionamentos e entradas privadas,
- A impossibilidade de acesso a determinadas vias por camiões.
Em alguns casos, a rota pode até parecer mais longa, mas, no final de tudo, é a mais rápida e que economiza mais combustível.
Tanto o é que a empresa tem usado esta mesm estratégia há anos com significativas reduções de custos.
Estima-se que a empresa economize entre 300 a 400 milhões de dólares por ano em combustível, salários e custos operacionais dos veículos. Como referimos acima, é uma mudança aparentemente pequena, mas que pode ter um impacto gigantesco numa operação logística de uma grande empresa.
Como Aplicar na Sua Empresa
Embora esta estratégia tenha sido otimizada para a operação de uma grande empresa de logística como a FedEx, outras empresas, independentemente do seu tamanho, podem aprender com este exemplo.
A adoção de práticas que evitem curvas à esquerda, aliada ao uso de tecnologias de planeamento inteligente de rotas, pode ajudar a reduzir custos, melhorar a segurança e aumentar a eficiência operacional.
A história da FedEx é, no fundo, um lembrete de que, no setor de logística, a otimização contínua e a inovação são essenciais para o sucesso a longo prazo. Pequenas mudanças, quando bem implementadas, podem resultar em grandes economias e em uma operação mais segura e eficiente.
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