Os maiores desafios logísticos em Portugal: Uma perspetiva atual
A logística em Portugal desempenha um papel estratégico na economia, especialmente devido à sua localização geográfica privilegiada, como porta de entrada para a Europa e ponto de ligação com os mercados internacionais, incluindo África e América Latina. Contudo, o setor enfrenta desafios significativos que impactam a eficiência das operações logísticas e a competitividade das empresas. Neste artigo, exploramos os principais obstáculos que moldam a logística em Portugal e possíveis caminhos para os superar.
Infraestruturas e Conectividade
Embora Portugal tenha investido em infraestruturas modernas, como portos, estradas e ferrovias, ainda existem lacunas que limitam o potencial logístico do país:
• Integração ferroviária limitada: A conexão ferroviária com o resto da Europa é insuficiente, especialmente para o transporte de mercadorias. A falta de uma bitola europeia compatível reduz a competitividade do transporte ferroviário em relação ao rodoviário.
• Capacidade dos portos: Portos como o de Sines, Leixões e Lisboa têm um papel crucial no comércio internacional, mas enfrentam desafios de capacidade e modernização para acomodar um maior volume de mercadorias e navios de grande porte.
A solução passa por investimentos continuados na expansão e modernização destas infraestruturas, além de uma maior aposta na intermodalidade.
Custos Operacionais Elevados
Os custos associados à logística em Portugal são um entrave à competitividade. Entre os principais fatores estão:
• Preços de combustível: Apesar das tendências de sustentabilidade, o transporte rodoviário ainda domina o setor, e os preços de combustível elevados em Portugal aumentam os custos de operação.
• Carga fiscal: Impostos como o ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) e taxas portuárias impactam diretamente os custos logísticos.
• Escala limitada de mercado: Empresas portuguesas, sobretudo PME, enfrentam dificuldades em otimizar custos devido à dimensão relativamente pequena do mercado interno.
Para mitigar estes desafios, é crucial a implementação de incentivos fiscais e políticas que estimulem a eficiência e sustentabilidade no setor.
Sustentabilidade e Exigências Ambientais
A logística sustentável é uma prioridade crescente, mas também representa um desafio significativo.
Regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas exigem que as empresas adotem práticas mais sustentáveis, como a redução de emissões de carbono e a transição para frotas ecológicas. Contudo, muitas empresas enfrentam barreiras financeiras e tecnológicas para implementar estas mudanças.
• Transição para energias renováveis: A adoção de veículos elétricos ou híbridos requer investimentos substanciais, muitas vezes fora do alcance de pequenas empresas.
• Economia circular: A logística inversa, que é essencial para a sustentabilidade, ainda é subaproveitada em muitos setores.
Uma solução viável seria a criação de fundos de apoio à inovação sustentável e a promoção de parcerias
público-privadas para facilitar a transição ecológica.
Digitalização e Competências Tecnológicas
A transformação digital é inevitável, mas Portugal enfrenta desafios na adoção de tecnologia no setor logístico:
• Baixa digitalização: Muitas empresas, especialmente PME, ainda utilizam processos manuais e não estão a aproveitar tecnologias como IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e blockchain.
• Falta de competências: Há uma carência de profissionais com habilidades digitais específicas para o setor logístico, como análise de big data ou gestão de sistemas integrados.
Investir em formação especializada e criar incentivos para a digitalização nas empresas são passos essenciais para superar este entrave.
Ver a entrevista sobre o tema da mão-de-obra no setor, do Presidente da APOL.
A Logística Last Mile
Com o crescimento do comércio eletrónico, a logística de última milha tornou-se um dos maiores desafios em Portugal. Problemas como congestionamento urbano, expectativas de entregas rápidas e personalizadas, e os elevados custos operacionais tornam esta etapa particularmente complexa.
• Cidades históricas e ruas estreitas: A estrutura urbana de muitas cidades portuguesas dificulta a circulação de veículos de entrega.
• Sustentabilidade das entregas: Entregar em áreas urbanas de forma sustentável é um objetivo difícil de alcançar devido aos elevados custos das soluções ecológicas.
O recurso a soluções criativas, como hubs urbanos, bicicletas de carga e parcerias com startups especializadas, pode ajudar a melhorar a eficiência desta etapa crucial.
Globalização e Dependência de Mercados Externos
Portugal depende fortemente do comércio internacional, o que o torna vulnerável a perturbações globais, como a crise de transporte marítimo e os efeitos da pandemia de COVID-19. Além disso, há desafios relacionados com:
• Dependência de importações: A falta de autossuficiência em determinados setores aumenta os custos logísticos.
• Incertezas geopolíticas: Conflitos internacionais, como a guerra na Ucrânia, afetam as cadeias de abastecimento globais, repercutindo-se em Portugal.
Uma maior diversificação de mercados e a aposta na produção local podem reduzir a exposição a estes riscos.
Conclusão
Apesar dos desafios, Portugal tem um enorme potencial para crescer como hub logístico. A sua localização estratégica, aliada a investimentos em infraestruturas, digitalização e práticas sustentáveis, pode posicionar o país como um ator competitivo no mercado global. Enfrentar os obstáculos atuais exige esforço conjunto entre o setor público e privado, tornando o futuro da logística portuguesa promissor, sendo aproveitado de forma estratégica.
Ao superar estes desafios, Portugal não só fortalecerá a sua economia como consolidará o seu papel nas cadeias globais de abastecimento.
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