3PL, 4PL e 5PL: quais as diferenças?

Diferenças entre 3PL, 4PL e 5PL

A evolução peculiar dos negócios nos últimos dois anos trouxe uma nova visão sobre os operadores logísticos 3PL, 4PL e 5PL. O reforço do e-commerce, o aumento da concorrência e o surgimento de novas dinâmicas comerciais reforçou o outsourcing logístico como uma alternativa vantajosa para as empresas.

3PL, 4PL e 5PL: diferentes níveis de externalização 

A grande diferença entre estes 3 níveis, conhecidos como partes do processo logístico (party logistics, em inglês), é o grau de externalização dos serviços. A escala vai do 1PL ao 5PL. 

No 1PL a empresa assegura todos os serviços logísticos, sem recorrer a qualquer parceiro. É mais comum em empresas gigantes com uma grande capacidade e amplitude.

Já no segundo nível, a empresa delega a entrega dos produtos a um parceiro outsourcing, para garantir uma maior eficácia e rapidez. É um modelo ainda muito comum em pequenas empresas, que precisam de apoio apenas na fase transacional.

Mas na restante escala: 3PL, 4PL e 5PL, os operadores logísticos assumem uma maior complexidade junto das empresas que os procuram.

3PL: do armazenamento à entrega ao cliente final

Um parceiro 3PL assegura a recolha, armazenamento, preparação e entrega dos produtos ao cliente final. O serviço 3PL permite à empresa que a ele recorre:

  • Reduzir custos, com entregas – especialmente se os clientes finais forem remetentes individuais – e com armazenamento e gestão de stocks;
  • Gerir melhor a flutuação de volume de encomendas ao longo do tempo;
  • Testar novos mercados, sem ter que assumir um investimento com novos espaços ou equipa (pelo menos nas últimas fases do processo);
  • Melhorar a satisfação do cliente: o operador especializado garante a entrega da encomenda no dia seguinte ou até no mesmo dia e em excelentes condições. É um compromisso assumido com a empresa que contrata em outsourcing, mas com extremo impacto no cliente final.

4PL: do fornecedor ao cliente final

Com uma atuação mais ampla que o 3PL, o parceiro 4PL garante a gestão de fornecedores e a integração de tecnologia em todo o processo. Enquanto na estratégia anterior, as funções estão muito voltadas para uma vertente mais prática, do dia a dia, focada na transação, numa abordagem 4PL o parceiro já se ocupa de tarefas de integração e otimização.

“A 4PL simplifica e agiliza a função logística, usando a tecnologia para obter maior visibilidade e disciplina operacional aos vários parceiros e fornecedores. A empresa pode concentrar-se nas suas competências essenciais e contar com o parceiro 4PL para gerir a função da cadeia de fornecimento e obter, assim, o máximo valor”, refere o estudo “Fourth Party Logistics Market Forecast to 2027 – COVID-19 Impact and Global Analysis by Type, and End User”.

5PL: a estratégia mais global 

Com o desenvolvimento dos negócios e o crescimento do e-commerce, surgiu um novo membro na escala de posição logística: o 5PL. Este parceiro assume a estratégia logística mais global de todas. A este operador a empresa entrega toda a operação, esperando uma otimização contínua do processo, assente numa visão tecnológica. A análise de dados e a aplicação de inteligência artificial são alguns exemplos de práticas esperadas neste nível de outsourcing logístico.

A evolução para este tipo de estratégia e a adoção crescente de tecnologia são apontadas como o futuro nas parcerias de outsourcing logístico, pelo estudo 2021 Third-party Logistics study: State of Logistics Outsourcing.

A existência de operadores 3PL, 4PL e 5PL permitem aos negócios manter padrões de qualidade bastante elevados e expandir os seus produtos e/ou serviços com o apoio de parceiros especializados. No entanto, a escolha da estratégia depende sempre do tamanho, complexidade e objetivos do negócio.

Os associados APOL contam com o apoio da Associação no encontro de empresas parceiras no processo logístico. Torne-se associado!

Referências bibliográficas:
ReportLinker, Fourth Party Logistics Market Forecast to 2027 – COVID-19 Impact and Global Analysis by Type, and End User Acedido em 17 de junho de 2021. 
HandOver, Logística para e-commerces: os 8 conceitos mais importantes, 2021. Acedido em 17 de junho de 2021. 
Infosys Consulting, 2021 Third-Party Logistics Study – The State of Logistics Outsourcing. Acedido em 19 de junho de 2021.
TradeGecko, Chapter 4 – Logistics providers explained. Acedido em 19 de junho de 2021. 
CargoX, 4PL: saiba mais sobre essa tendência no mercado de logística, 2018. Acedido em 19 de junho de 2021. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.