5 Dicas para Melhorar a Comunicação e Colaboração na sua Empresa

melhorar a comunicação e colaboração na sua empresa

Manter uma equipa motivada é fundamental para uma maior saúde empresarial. Porque uma equipa motivada produz mais ao mesmo tempo que se sente mais feliz.

Nesse sentido, também importa referir que melhorar a comunicação e colaboração na sua empresa é muito mais difícil do que parece.

Este artigo vai abordar 5 dicas práticas que gestores de empresas de logística podem implementar para melhorar a comunicação e a colaboração nas suas empresas, com o objetivo de otimizar a gestão de recursos humanos e a felicidade das equipas.

5 Dicas para Melhorar a Comunicação e Colaboração na sua Empresa

Dica 1: Estabelecer canais de comunicação claros

Um dos maiores entraves é a falta de clareza sobre os canais de comunicação que os colaboradores podem usar.

Ou seja, nem sempre sabem se devem comunicar por escrito, por chamada, com um log no sistema, etc.

Para melhorar a comunicação na empresa, é importante perceber que existem 2 tipos de canais de comunicação: formais e informais.

Canais formais de comunicação

São geralmente utilizados de uma forma mais ampla, para uma equipa ou para toda a empresa.

Espera-se que a comunicação nestes canais formais siga um método.

Aplica-se nestes contextos:

  • Reuniões de equipa;
  • Reuniões individuais;
  • Comunicados internos
  • Plataforma da empresa;
  • Sistema de sugestões de melhoria (quando aplicável).

Canais informais de comunicação

São geralmente utilizados para pessoas individuais ou grupos mais pequenos dentro da empresa.

Aplica-se nestes contextos:

  • Grupos de WhatsApp ou outros canais similares;
  • Canais de comunicação abertos;
  • Redes sociais.

É importante criar canais de comunicação formais e informais para que os colaboradores se possam comunicar com os seus colegas, superiores e líderes da forma certa e apropriada.

Além disso, é também vital farantir que todas as pessoas na empresa sabem como utilizar cada um dos tipos de canais.

Dica 2: Fazer reuniões regulares

Podem ser semanais ou mensais, mas é importante juntar as equipas e partilhar com eles o ponto de situação da empresa, incluindo o estado de determinados projetos ou sugestões.

Estas reuniões devem seguir um método específico também para que não se prolongue além do necessário e se torne um custo muito grande para a empresa.

Para uma boa reunião, garanta que:

  • Segue um roteiro específico, em que aborda o ponto de situação, melhorias para o futuro e ainda pede feedback aos presentes;
  • Não permite que ninguém se desvirtue do tema;
  • Todas as reuniões terminam com um resumo que é depois enviado para todos os colaboradores presentes.

Dica 3: Promover a comunicação transparente

Vários problemas podem ser resolvidos com um ato simples de transparência.

Onde cada pessoa pode falar de forma aberta sem medo de represálias ou outras consequências negativas.

É importante criar um ambiente seguro, onde os colaboradores se sentem confortáveis para comunicar abertamente e honestamente.

Esta promoção de uma comunicação mais transparente deve começar pelo líder. Todos os chefes devem liderar pelo exemplo, comunicando-se também eles de forma aberta e honesta com os membros da equipa.

Para uma boa implementação desta dica, garanta que:

  • Não fala de ninguém nas suas costas;
  • Promove críticas construtivas e não destrutivas;
  • Aceita sugestões, ideias e opiniões sem deixar nenhuma de parte imediatamente.

Dica 4: Celebre os sucessos

O ser humano gosta de reconhecimento. Por isso mesmo, reconhecer e celebrar os sucessos individuais e da equipa, sejam eles grandes ou pequenos, vai ajudar a melhorar a comunicação e colaboração na sua empresa.

Sempre que possível, ofereça recompensas e incentivos que sejam significativos para os colaboradores. Essas recompensas podem ser monetárias ou não. Várias empresas oferecem vouchers, estadias ou mesmo outros objetos.

Ao aplicar esta dica estará a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador onde os colaboradores se sentem valorizados.

Para implementar esta dica, garanta que:

  • Todos os colaboradores sabem quando existe um sucesso que merece ser evidenciado;
  • Independentemente de serem prémios individuais ou de equipa, as pessoas envolvidas recebem recompensas;
  • Incentiva os restantes colaboradores a serem proativos, pois poderão também ser eles a marcar o próximo sucesso da empresa.

Dica 5: Invista nos seus colaboradores

Mais concretamente no seu desenvolvimento profissional.

As empresas estão obrigadas, por lei, a fornecer 40h de formação por ano. Pode oferecer cursos de curta duração que ajudem os colaboradores a melhorar ou aprender novas aptidões que os ajudem no emprego.

Pode ainda incentivar à participação em conferências, workshops e outros eventos de desenvolvimento profissional.

Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores demonstra que a empresa se preocupa com o seu crescimento e com o seu futuro.

Conclusão

Segundo um estudo da Universidade de Oxford, colaboradores felizes são até 13% mais produtivos.

Implementar as dicas que apresentamos neste artigo, vai ajudar os gestores a criar um ambiente de trabalho onde a comunicação flui mais facilmente e onde a colaboração é incentivada e os colaboradores se sentem valorizados e motivados. 

O que, por sua vez, contribui para a otimização da gestão de recursos humanos e o aumento da produtividade e a felicidade das equipas, levando a sua empresa a sucessos maiores também.

A comunicação e a colaboração são processos contínuos que exigem esforço e compromisso constantes. Ao criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, os gestores das empresas podem fazer a diferença no sucesso de todos.

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