
Todos gostamos de fazer parte da solução e nunca do problema. Porém, no que diz respeito ao setor logístico, queremos que a nossa empresa seja A solução!
Vender soluções logísticas pode ser um desafio. Para aumentar as vendas, é fundamental demonstrar a importância dos serviços que a sua empresa oferece. Mas como fazê-lo?
1. Como encontrar potenciais clientes?
Que empresas possuem problemas de logística? Que problemas são esses? E quem é o responsável por essa área?
O primeiro passo é saber em que área se posiciona o potencial cliente e analisar se pode contribuir para um melhor desempenho dos processos integrantes da sua cadeia de abastecimento. Esta pesquisa inicial deverá ter em conta:
- Ramo de atividade da empresa;
- Localização (poderá ser um fator importante a ter em conta);
- Que soluções de logística utilizam;
- Contacto dos responsáveis pela compra de serviços ou pela gestão de logística, bem como a forma de contacto que a empresa valoriza (email, telefone).
Anotar as empresas com que colabora e com que gostaria de trabalhar é um excelente truque para definir perfis de potenciais clientes. O LinkedIn pode ser uma ferramenta útil para desempenhar esta tarefa. No entanto, se tem uma empresa privada, com fins lucrativos e cuja atividade principal seja a prestação de serviços de logística a terceiros, saiba quais os benefícios em ser associado APOL.
2. Como apresentar a sua empresa?
Ao descobrir uma empresa nova no mercado, o contacto inicial e a disponibilidade para apresentar os seus serviços poderá ser mais fácil. Por outro lado, o cliente poderá ter mais propostas em cima da mesa.
Se a empresa com que pretende colaborar já possui experiência e encontra-se em pleno funcionamento, é possível que tenha uma dificuldade acrescida em demonstrar que a sua solução é melhor do que a que se encontra em vigor. Contudo, o fato de ser uma empresa estável pode significar que se encontra disponível para inovar e procurar soluções que otimizem a sua produção, pelo que o seu serviço pode ser exatamente o que procuram.
De forma a contornar este desafio, o sucesso do primeiro contacto é crucial, pois coloca a sua empresa mais perto da possibilidade de venda. Normalmente, esta tarefa é desempenhada pelo departamento de marketing e/ou vendas. Certifique-se de que a sua equipa transmite profissionalismo, respeito pela empresa e pela sua hierarquia e prioridades.
É possível que seja necessário e inclusivamente vantajoso agendar visitas ao espaço de trabalho mútuo, para que possa analisar melhor o problema em questão, bem como para fazer uma apresentação do serviço que propõe. Nesta fase, é indispensável a presença de um especialista da parte técnica, que possa responder de forma assertiva a todas as perguntas do potencial cliente. Também pode aproveitar para exemplificar como a sua solução logística beneficia outras empresas do setor, provando que possui uma estrutura forte e as condições indicadas para satisfazer as necessidades do novo cliente.
3. Como vender soluções logísticas
Se um serviço de logística é a ponte entre a produção e a entrega de um produto, ofereça-se para que a sua empresa seja os alicerces dessa mesma ponte.
É possível que o cliente tenha apenas um problema específico para o qual a sua empresa tem a solução indicada. Apresente os seus serviços de logística e mostre soluções inovadoras baseadas num custo-benefício vantajoso para ambas as partes. Tenha em conta o investimento, retorno e até a poupança de recursos a curto, médio e longo prazo.
Equilibre o valor com potenciais oportunidades de redução de custos, otimização do processo e consequente redução de desperdício ou ofereça uma maior rapidez no processo para que o cliente cumpra com os seus prazos da melhor forma. Demonstre que, ao solucionar uma questão logística, a sua empresa está a acrescentar valor, a assegurar um melhor funcionamento da cadeia de abastecimento e, consequentemente, a melhorar o desempenho da empresa.
Se a sua empresa disponibiliza diferentes serviços de logística, o mais importante é organizar a informação. Concentre-se em propor e em vender soluções logísticas que sejam do interesse do cliente. Caso exista abertura e interesse de ambas as partes, pode sugerir um pacote de serviços mais amplo. Por exemplo, se o cliente precisa de um serviço que faça a recolha e devolução ao vendedor e a sua empresa dispõe de soluções de armazenamento ou de reciclagem de peças, demonstre-o.
Se dispõe de soluções específicas ou de uma gama de serviços mais completa, esses podem ser os fatores de diferenciação da sua empresa. Seja transparente, honesto e estabeleça uma relação de confiança com base num serviço de qualidade e quem sabe, este poderá ser o ponto de partida para uma colaboração vindoura.
Mantenha-se ao corrente das tendências atuais do sector logístico.
Referências Bibliográficas:
Logística Total, Como vender soluções logísticas para empresas, 2020. Acedido em 15 de outubro de 2020.
Logistics Marketing Advisors, How to sell logistics services: advice from your prospects, 2015. Acedido em 15 de outubro de 2020.
Chron, How to Be Efficient at Selling Logistics. Acedido em 15 de outubro de 2020.
Etiquetas
Mais notícias
Artigos Recentes
- Logística Emocional – A Última Milha como Primeira Impressão
- O Fator Humano na Logística – Pessoas que Movem o Mundo
- Cibersegurança na logística: uma prioridade na cadeia digital
- A logística como rede de resiliência territorial: o papel invisível que mantém os territórios vivos
- O impacto das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) na Logística Urbana: desafios e oportunidades