Porto de Sines é o 3º mais eficiente da Europa
O Porto de Sines, localizado no distrito de Setúbal, é o terceiro mais eficiente na Europa e o 30º de uma lista 370 portos de todo o mundo. A conclusão é de um relatório do Banco Mundial e da consultora S&P Global, intitulado “The Container Port Performance Index 2021”.
O relatório baseia-se na atividade das docas no 2º semestre de 2021 e aponta o porto espanhol de Algeciras (Cádis) como mais eficiente na Europa, mantendo a posição desde o primeiro relatório, referente a 2020.
Em nota à imprensa, a administração do Porto de Sines sublinhou que “este indicador tem em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações, revelando a performance de vários stakeholders, desde os serviços de controlo de tráfego e pilotagem, reboque e amarração, o despacho pelas várias autoridades, abastecimentos e as operações de carga e descarga dos contentores garantidas pelo concessionário”.
Quais são os planos futuros para esta estrutura? E qual a performance dos restantes portos portugueses?
Porto de Sines é também o 19.º maior porto da União Europeia
O critério para o ranking publicado pela revista “Transportes XXI” é a tonelagem de carga movimentada em todos os terminais. Neste o Porto de Sines escalou 1 lugar, depois de em 2021 ter registado um dos maiores crescimentos anuais entre os portos da União Europeia. Nesse ano, Sines movimentou mais de 46 milhões de toneladas, o que representou uma subida de 10% face ao ano anterior.
Porto de Sines beneficia de expansão: obras concluídas em 2028
Esta infraestrutura portuária está a beneficiar de obras de expansão do Terminal XXI, um investimento calculado em mais de 300 milhões de euros. A previsão avançada em julho de 2022 é de que estas obras deverão estar concluídas em 2028.
A expansão de terminal de contentores iniciou em janeiro de 2021 concretiza-se na construção de 204 metros de cais. A Administração, citada pela imprensa, revelou que esta intervenção ”cria condições para a operação, em simultâneo, de três porta-contentores com comprimento até 330 metros cada, numa frente de cais de 1150 metros”.
Após concluídas as obras, o Terminal XXI vai usufruir de uma frente de cais de 1750 metros, 19 pórticos de cais e 60 hectares de terraplenos.
Portos portugueses fintam o congestionamento sentido a nível mundial
A eficiência do porto de Sines e outras infraestruturas portuguesas tem permitido fintar a crise sentida na atividade portuária um pouco por todo o mundo. O secretário-geral da associação Fórum Oceano, Ruben Eiras, citado no Expresso, entende que para a integração da tecnologia nos vários processos foi crucial para este feito: “os portos portugueses são pioneiros na janela única portuária, evoluiu para a janela única logística, onde se faz a integração digital de toda a informação da cadeia logística”.
Na base do congestionamento está ainda a pandemia de Covid-19 e, no que respeita a Portugal, a realidade acabou por ser menos crítica graças à elevada taxa de vacinação e boa gestão da pandemia, apontou o diretor da Maersk nos países do Sudoeste da Europa, entre os quais Portugal, Diego Perdones, na mesma publicação.
O novo contexto de guerra veio também reforçar a importância dos portos portugueses, e o de Sines em particular, por causa da crise no gás natural. Portugal e Espanha são vistos como portas de entradas alternativas para a Europa de gás natural liquefeito. O porto de águas profundas de Sines é parte crucial da solução e estão depositadas muitas expectativas no esforço de aumento de capacidade de remessas de gás.
Os portos portugueses têm-se vindo a destacar cada vez mais no panorama europeu e mundial e toda a cadeia logística acaba por beneficiar dos investimentos e melhorias feitos nestas infraestruturas.
Fique a par de todas as novidades do universo da logística em Portugal. Junte-se à APOL como associado.
Referências bibliográficas:
World Bank ,The Container Port PERFORMANCE INDEX 2021, 2022. Acedido em 28 de Julho de 2022.
MOB Magazine, Porto de Sines é o terceiro mais eficiente na Europa, 2022. Acedido em 28 de Julho de 2022.
Expresso, Com vários portos europeus, asiáticos e americanos congestionados, os portugueses continuam a fluir. Porquê?, 2022. Acedido em 29 de Julho de 2022.
RR, “Espero que não seja necessário impor metas obrigatórias” no gás, 2022. Acedido em 30 de Julho de 2022
Etiquetas
Mais notícias
Artigos Recentes
- Como começar uma carreira no setor da Logística e Supply Chain?
- Como a Logística Verde transformou a Black Friday em 2024
- Soluções Logísticas em Tempos de Crise Climática
- A Logística Inversa e a Economia Circular – um ciclo de benefícios
- A Internet das Coisas (IoT) na Logística – Conetividade e Eficiência