Portugal no top 5 de países europeus com mais interesse logístico

Portugal é o quinto país da Europa que mais atrai interesse logístico. A conclusão foi avançada pela European Real Estate Logistics Census da Savills, consultora imobiliária internacional, no final do ano passado. Precedido apenas por França, Alemanha, Espanha e Itália, Portugal entra no top 5 de países do continente europeu que despertam mais interesse, no que respeita a investimento no setor logístico. Que impacto teve a pandemia no panorama dos investimentos na logística? Quais são as perspetivas para os próximos anos no que respeita a este tema? E que repercussões e oportunidades se identificam para os operadores nacionais? 

Impacto da pandemia de Covid-19 nos investimentos na cadeia de abastecimento 

A pandemia teve um impacto positivo, segundo a análise da consultora, no setor da logística. Isto porque motivou uma “reconfiguração das necessidades de armazenamento originadas pelos confinamentos”, graças ao e-commerce, o que “obrigou a uma redefinição das necessidades das capacidades de armazenamento”. A ocupação destes espaços, a meio do ano 2021, estava 63% acima da média e o investimento no setor chegou aos 35 mil milhões de euros. No panorama nacional, nesse ano foi atingido um recorde de take-up de espaços, que ficou acima de 290.000 m². 

Como vai evoluir o interesse logístico em 2022?

No estudo, a consultora Savills avançou ainda alguns dados interessantes sobre as expectativas de promotores e investidores nesta área:

  • 95% dos operadores logísticos entrevistados na análise preveem precisar do mesmo ou até de mais espaço de armazenamento ao longo dos próximos três anos;
  • 47% afirmam ser “muito provável” virem a expandir essa capacidade;
  • Os operadores 3PL são os que mais deverão expandir os seus armazéns, seguidos dos retalhistas e da manufatura. 36% dos ocupantes têm intenções de expandir as suas instalações logísticas em mais de 40 mil m², e 44% deles entre os 10 mil e os 40 mil m²;
  • 66% de promotores de ativos logísticos considera que a automatização dos armazéns terá um impacto significativo nas cadeias de fornecimento durante os próximos meses;
  • Do lado dos investidores, 89% considera a localização o fator mais importante dos imóveis,  83% a segurança dos contratos de arrendamento, 74% considera a sustentabilidade dos imóveis uma prioridade (sendo que quase a quase totalidade já incorpora os princípios Environmental, Social and Governance nos seus processos de investimento ou pretende integrá-los nos próximos três anos). 

Expansão, automatização e sustentabilidade parecem ser os princípios que vão guiar o investimento e interesse logísticos ao longo dos próximos anos. 

No que respeita a desafios, mais de metade dos promotores aponta os custos de aquisição de terrenos e de construção dos armazéns de logística, como alguns dos principais entraves, para os próximos cinco anos. A par desta realidade está a escassez de espaços para ocupar, que representa um dos maiores travões ao crescimento do setor em todo o continente europeu. 

Oportunidades a explorar 

Além do recorde de take-up do ano passado, para os próximos anos, há mais de 400 mil m² de projetos previstos no mercado português. “A pressão de escassez de área de logística dever-se-á manter, dado que só é expectável que estes projetos se concluam em meados de 2023 e 2024, o que permite antever a continuação da tendência de pré-arrendamentos observada em 2021”, antecipou Pedro Figueiras, Associate Director de Industrial & Logistics da Savills Portugal, citado pelo Jornal de Negócios. Internacionalmente, Portugal destaca-se cada vez mais como um destino para operações logísticas, com objetivo de servir os mercados ibérico e europeu. O aumento de investimento e interesse logístico no país, pode reforçar a colaboração entre operadores, promover sinergias e potenciar o crescimento empresarial no setor. Junte-se à APOL e beneficie já de sinergias entre as principais empresas nacionais do setor. Torne-se associado!

Referências bibliográficas:
Savills, Spotlight: European Real Estate Logistics Census, 2021. Acedido em 15 de fevereiro de 2022. 
MOB Magazine, Portugal no top 5 de países europeus com “mais interesse logístico”, 2022. Acedido em 17 de fevereiro de 2022. 
Jornal de Negócios, Portugal é o quinto país europeu que atrai mais investimento em operações de logística, 2022 Acedido em 17 de janeiro de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.