Portugal apontado como possível palco do “reshoring” da Europa

A instabilidade económica dos últimos dois anos está a ter impacto nas localizações das indústrias um pouco por todo o mundo. Entre as novas dinâmicas de reshoring, Portugal pode sair beneficiado pela sua localização estratégica, tanto que o recente estudo da JLL (empresa de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento) “Supply Chain Disruptions” aponta que o país pode mesmo tornar-se o hub de reshoring da Europa.
Mudança de cenário internacional provocam o reshoring
Apesar do nearshoring não ser tema de discussão recente, as empresas têm adiado a decisão de realocar a sua produção pelas vantagens relacionadas com os ainda baixos custos em países asiáticos. No entanto, a mudança no cenário internacional e também os novos hábitos de consumo, que privilegiam práticas ESG, alteraram a perspetiva dessas mesmas entidades. A instabilidade nas redes de distribuição e um grave congestionamento em portos e aeroportos de todo o mundo, durante e após a pandemia, empurram as empresas para o “reshoring” como solução para as intermitências na cadeia de abastecimento.
Rotas de circulação europeias reforçadas
O mesmo estudo da JLL refere que a tradicional Dorsal Europeia (do centro de Inglaterra ao norte de Itália) e a emergente “Black Sea Banana”, que liga Budapeste ao Mar Negro, vão ser os dois corredores de distribuição por onde se prevê que as mercadorias circulem.
“Naturalmente, dois anos de uma pandemia global, seguidos do conflito Rússia-Ucrânia, têm consequências. Com toda a interrupção de abastecimento que estas duas situações causaram, as empresas perceberam que precisam de diversificar a produção para manter bons níveis de stock nos mercados europeus. Além disso, este estudo mostra que o cenário atual continua a ser de perturbações na cadeia de abastecimento e que esta é uma tendência que se manterá”, comentou Mariana Rosa, Head of Leasing Markets Advisory da JLL.
Crescente importância de Portugal no panorama internacional
Já no início de 2022 Portugal surgia no top 5 de países europeus com mais interesse logístico, segundo a consultora imobiliária internacional Savills. O relatório avançava que 89% dos investidores considerava a localização o fator mais importante dos imóveis. Nesse aspeto, Portugal tem também uma resposta a dar, uma vez que há mais de 400 mil m² de projetos imobiliários para logística previstos para este ano 2023 e o próximo 2024. A JLL antecipou ainda que a falta de terrenos e de mão-de-obra podem provocar o aumento da procura na Europa Central.
O estudo vem reforçar este potencial do território português no panorama internacional. “Portugal apresenta vantagens competitivas, ligadas ao seu posicionamento geográfico e demografia muito aliciantes que nos colocam numa posição de destaque na estratégia europeia de nearshoring.”, sublinhou Marlene Tavares, Head of Retail & Logistics Investment da JLL.
Apesar dos desafios que os operadores portugueses enfrentam, estas podem ser notícias animadoras para as empresas de logística. Concretizado o interesse já demonstrado em Portugal como nova localização de produção de empresas americanas e europeias, nasce uma nova onda de oportunidades para os operadores logísticos. Oportunidades para as quais o país já dá provas de que está à altura.
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Referências bibliográficas:
JLL, Portugal pode tornar-se o hub do “reshoring” da Europa, 2022. Acedido em 26 de Janeiro de 2023.
Logística Moderna, Portugal pode tornar-se o hub do “reshoring” da Europa, 2022 Acedido em 26 de Janeiro de 2023.
Construir, Estudo: Portugal pode tornar-se o hub do “reshoring” da Europa, 2022. Acedido em 26 de Janeiro de 2023.
Dinheiro Vivo, Portugal pode vir a ser estratégico para realocar negócios enquanto país de origem, 2022. Acedido a 26 de Janeiro de 2022.
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