Como é que a tecnologia impacta nas operações logísticas?
Desde aplicações controladas por Wi-Fi à possibilidade de poupar combustível, a implementação de soluções tecnológicas é uma das principais decisões estratégicas no setor da logística. Mas como é que a tecnologia impacta nas operações logísticas? Em que áreas opera?
Automatização das operações logísticas
A automatização tem a capacidade de minimizar riscos e reduzir custos, mas para tal, é necessário um conhecimento detalhado de cada uma das operações logísticas, de forma a saber que problemas e respetivas soluções conduzem a melhores resultados. Contudo, se não existir uma estrutura estável já previamente estabelecida, a automatização poderá gerar mais problemas do que valor.
Neste sentido, também é necessário considerar a integração da tecnologia como sendo um processo multidimensional, passando por todos os níveis da empresa, desde o topo até à base. A partilha de know-how entre membros da direção e funcionários pode ser a peça chave para a correta implementação dos modelos tecnológicos.
Uma das soluções de automatização mais comum é a identificação de itens por radiofrequência (RFID technology). Por sua vez, a Indústria 4.0 traz inúmeras vantagens a nível da aplicação da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) no ramo da logística, tais como sensores de peso para o carregamento de mercadorias. Um outro exemplo é a utilização de drones na gestão de armazéns.
Gestão da frota
Uma das melhores soluções é o já familiar software GPS, cujos benefícios se estendem desde a manutenção dos transportes em si à prevenção e resolução rápida de problemas, através da transmissão do trânsito ou condições meteorológicas em tempo real. Com estes dados, é possível encurtar distâncias e poupar tempo e combustível.
O comportamento do condutor pode também ser monitorizado através do registo dos níveis de cansaço, cumprimento dos limites de velocidade ou pela atribuição de uma rota previamente definida, agilizando o seu trabalho e contribuindo consequentemente para a prevenção de acidentes. No âmbito da segurança rodoviária, o empenho do setor tecnológico reflete-se na aposta dada aos projetos de condução autónoma. Este futuro tão próximo já conta com alguns protótipos e encontra-se a ser desenvolvido em centros de investigação, nomeadamente no Centro de Desenvolvimento da Bosch em Braga.
No que diz respeito às vantagens de rastreamento do transporte e do produto, estas são geralmente consideradas do ponto de vista da experiência de consumidor. Porém, esta solução também facilita o atendimento ao cliente a nível de troca de informações, poupando tempo e recursos financeiros à empresa.
Centralização das operações logísticas
A centralização e o conhecimento transversal de todas as operações logísticas é fundamental para a tomada de decisões e gestão diária da empresa. Para obter uma noção realista do desempenho da cadeia de abastecimento como um todo é necessário criar, cruzar e interpretar dados de forma a prever e corrigir erros e otimizar o sistema sem consequências para as várias partes que o constituem.
Uma base de dados centralizada oferece um maior controlo sobre todos os movimentos efetuados e permite acompanhar com precisão cada estratégia, o que pode se tornar uma relevante vantagem competitiva.
CRM
Uma correta gestão de clientes pode ser a melhor aliada de uma empresa de prestação de serviços logísticos no sentido em que ambas as partes procuram obter o máximo de valor ao menor custo. Nesta área, existem inúmeros softwares e aplicações como a Dynamics 365º da Microsoft.
As redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, são extremamente úteis enquanto canal de comunicação direto e atualizado entre o consumidor e a empresa. Em Portugal, durante o ano de 2019, 4 em 5 utilizadores de internet participou em redes sociais, sendo um número superior à média da UE-28 (cerca de ⅔). Desta forma, estar presente onde o cliente se encontra é fulcral para gerir a sua expectativa e cujo feedback pode também ser útil para a reflexão e análise das prioridades empresariais.
Por outro lado, a empresa também pode beneficiar das redes sociais ao usufruir de um acesso facilitado a fontes de informação úteis para a indústria e na construção da sua identidade e promoção empresarial.
Relação com parceiros
A troca constante de informação relevante e atualizada beneficia os diversos parceiros da empresa, tornando o grupo empresarial mais forte e coeso. Ao abraçar a tecnologia de ponta, a empresa também demonstra estar na linha da frente da inovação e tendências do mercado.
A necessidade de implementar soluções tecnológicas depende de inúmeros fatores como o volume de transações, distribuição física dos processos operacionais, nível de integração pretendido, entre outros, dependendo da estrutura e área de ação da empresa.
Contudo, é possível concluir que a união entre tecnologia e logística tem um potencial retorno do investimento tecnológico elevado, cujos resultados são determinantes para a empresa enfrentar novos desafios que seguramente irão surgir.
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Referências Bibliográficas:
Cargo X, Como a tecnologia impacta nas operações logísticas. Acedido a 3 de novembro de 2020.
Saphiro, How Technology is Changing the Future of Logistics. Acedido a 3 de novembro de 2020.
Shipping And Freight Resource, How Technology Is Impacting the Logistics Industry. Acedido a 3 de novembro de 2020.Research Gate, The Impact of Information Technology on Logistics, 1991. Acedido a 3 de novembro de 2020.
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