Inovação tecnológica como motor do setor logístico

Inovação tecnológica / robot autonomo num armazém

Uma das principais tendências a marcar o ano 2021 no setor logístico é a inovação tecnológica. 

Os constantes desenvolvimentos tecnológicos na indústria têm obrigado a uma maior otimização da logística no sentido mais geral bem como dos vários processos específicos da cadeia de abastecimento. É neste contexto que se reafirma o já conhecido conceito de logística 4.0

Torna-se cada vez mais comum a utilização de drones, veículos autónomos, robótica e outros instrumentos de impacto direto no dia-a-dia do tecido empresarial logístico. 

A inovação tecnológica e consequente adaptação a novas realidades foi também motivada pela necessidade de respostas que o setor precisava perante os limites impostos pela recente pandemia.

Cloud, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas 

Dentro das várias inovações que estão a permitir o desenvolvimento do setor logístico, existem quatro que devem necessariamente ser destacadas, pela sua crescente importância: 

  • Cloud Computing: esta inovação tecnológica, cada vez mais adotada na indústria, permite o acesso remoto a serviços e conteúdos, respondendo de forma indiscutível à necessidade de distanciamento e digitalização de processos. Tudo de forma organizada, rápida e segura.

  • Big Data: para se falar de otimização, não há como contornar a análise de dados. Mas o Big Data é mais do que a simples análise, é a disposição de informação imprescindível para decisões estratégicas dentro de empresas.

  • Inteligência Artificial: depois de armazenados e analisados os dados, o próximo passo lógico é incorporar as conclusões nos processos. Esta é, por isso, uma das inovações que mais impacto tem na logística. Além de prever comportamentos, antecipar possíveis problemas, otimiza de forma automática os processos. 

  • Internet das Coisas: no setor logístico, a Internet das Coisas surge associada a processos tão concretos como o de Identificação Automática e Captura de Dados (AIDC), Identificação por Rádio Frequência (RFID) ou o Bluetooth. Este desdobramento das tecnologias permite um maior rigor e rapidez de trabalho. Isso reflete-se na eficácia dos processos desde o primeiro momento, da saída de produção, por exemplo, até à entrega ao cliente final. 

Tecnologia que justifica pelo retorno, se bem implementada 

O objetivo com a implementação de inovações tecnológicas na logística é claro: melhoria de processos e consequente aumento de produtividade. No entanto, para que isso aconteça, é importante que haja uma integração harmoniosa entre o que a tecnologia vem acrescentar e a vertente humana. São investimentos de milhares ou até milhões de euros que podem ser recuperados num curto prazo de tempo, se responderem de imediato ao seu objetivo. E isso só acontece, naturalmente, com um perfeito domínio e interação entre equipas e inovações. 

No caso da Inteligência Artificial, por exemplo, apenas 10% das empresas conseguem obter um retorno financeiro significativo do investimento, segundo estudo noticiado na IT Insight. No entanto, “as empresas que utilizam vários tipos de interação e feedback entre humanos e IA têm 6 vezes mais probabilidade de amplificar o seu sucesso”, segundo o mesmo artigo.

Mais: são identificadas três características que permitem um aumento de 73% na probabilidade destas empresas serem bem-sucedidas com a aplicação de Inteligência Artificial: 

  1. “Facilitam a aprendizagem sistemática contínua entre humanos e máquinas”; 
  2. “Desenvolvem várias maneiras destes interagirem”;
  3. “Mudam para aprender e aprendem a mudar”.

Indicadores como estes permitem perceber a necessidade de uma correta implementação da tecnologia nos processos da empresa. Isto para atingir o retorno do investimento feito, num menor período de tempo. 

Inovação tecnológica e recursos humanos de mãos dadas para o futuro

A importância da tecnologia na logística como a de recursos humanos especializados tem vindo a ser denotada neste ano de 2021. As empresas de Operações Logísticas e de E-commerce foram as que mais crescimento registaram em 2020, impulsionadas pela pandemia. Este é o futuro do setor, em pleno crescimento. 

Acompanhe com a APOL as próximas novidades no universo da tecnologia aplicada à logística. Torne-se associado

Referências bibliográficas:
Checklist Fácil Blog, Logística 4.0: entenda o impacto e 6 benefícios da inovação na área de logística, 2021. Acedido em 4 de maio de 2021. 
IT Insight, Apenas 10% das empresas obtêm retorno financeiro da inteligência artificial, 2020. Acedido em 4 de maio de 2021. 
Logística&Transportes Hoje, Pandemia faz disparar procura por profissionais de logística e supply chain, 2021. Acedido em 4 de maio de 2021. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.