5 tendências na logística para 2023

2023 inscrito em estrada de alcatrão

A entrada no novo ano é sempre mote para olhar e preparar o futuro. Neste primeiro artigo do ano 2023 no blog da APOL dedicamo-nos a analisar as 5 tendências na logística que se definem para os próximos doze meses. Da incontornável sustentabilidade à inevitável transformação digital, conheça quais são as principais propensões para os novos caminhos da logística em 2023. 

Sustentabilidade em primeiro lugar

Nos últimos anos a sustentabilidade tem ganho cada vez mais importância e grande destaque nas tendências na logística e em toda a economia. Espera-se neste novo ano que as empresas dêem ainda mais importância aos elementos ESG nas suas operações. Dos veículos elétricos às compensações de carbono, são várias as práticas que devem ser incorporadas no dia-a-dia dos operadores ao longo de 2023. A logística espera-se, por isso, cada vez mais verde. 

Tecnologia também em primeiro lugar

Já há muito que se fala da logística 4.0. O novo ano 2023 vem confirmar a tendência que nos últimos anos vem a ser desenhada. A Inteligência Artificial deve ficar cada vez mais acessível aos operadores e conceitos como robótica e automação passam a ter potencial de implementação em toda a cadeia de abastecimento. O seu papel é apoiar os trabalhadores em tarefas repetitivas e fisicamente desafiantes. A par com estas implementações deverá estar a inevitável aposta em cibersegurança. Em 2021, os ataques a softwares da cadeia de abastecimento cresceram em 300%, de acordo com estudo da Argon Security. A tecnologia, de forma transversal, é uma das tendências na logística mais fortes para o ano 2023.  

Expansão da oferta dos operadores

Para ganhar vantagem competitiva e entregar mais valor aos clientes, as empresas de logística estão a expandir cada vez mais os serviços que oferecem. O fator de mudança mais importante no setor atualmente é a evolução das expectativas dos clientes, segundo um estudo levado a cabo pela Accenture. O relatório refere que os operadores acreditam que os seus clientes esperam um serviço cada vez mais completo, “seja estendendo o portfólios de serviços para incluir soluções upstream e/ou downstream ou expandindo seus serviços existentes para mais regiões geográficas, setores ou meios de transporte.” 

É esperado que depois dos anos de pandemia e de um 2022 em busca de alguma estabilidade, 2023 seja um ano de proatividade na integração de novos serviços e crescimento dos operadores. 

Trabalho remoto mantém-se como tendência na logística

O trabalho remoto surgiu como imposição, mas atualmente muitas empresas mantêm esse modelo nas suas práticas. No setor da logística, que passa por um grande desafio no que respeita a captação de recursos humanos, o trabalho remoto é um benefício que muitas empresas apresentam quando recrutam para cargos onde esse modelo é possível. Por isso, espera-se que em 2023 a tendência do trabalho remoto se mantenha na logística até como elemento estratégico para a contratação. 

Aposta na eficiência da última milha 

As entregas ao domicílio vieram para ficar. Mas a última milha, com menor custo, maior agilidade, sem colocar em causa a qualidade e os princípios de sustentabilidade, é um desafio. Por isso, conta-se com um avanço nos testes de soluções como drones, veículos autónomos, bicicletas entre outros veículos mais sustentáveis. O estudo e otimização da “last mile”, é sem dúvida, uma das principais tendências na logística para o ano 2023.

O novo ano 2023 trará muitos desafios para os operadores logísticos portugueses. Estas são 5 tendências estreitamente ligadas com esses desafios. Na APOL propomos-nos a apoiar os nossos associados e a contribuir para um futuro de sucesso. Conheça todos os benefícios de se tornar associado e junte-se a nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.