Porto de Tianjin: exemplo de sustentabilidade e tecnologia

vista aérea do porto de Tianjin

O Porto de Tianjin, localizado na cidade costeira chinesa com o mesmo nome, alcançou no final do ano 2022 o título de primeiro porto “smart zero-carbon” do mundo. Desde então que tem sido apresentado um pouco por todo o mundo como um autêntico exemplo de sustentabilidade e tecnologia. Conheça neste artigo as práticas que levaram esta estrutura a ganhar o destaque. 

Zero emissões de carbono no Porto de Tianjin

A principal característica que distingue este porto mundialmente assenta num sistema de abastecimento energético totalmente sustentável e alimentado a fontes alternativas aos combustíveis fósseis. Os equipamentos de carga e descarga dos terminais, equipamentos de transporte horizontal e equipamentos auxiliares de produção serão todos, sem excepção, movidos a electricidade. 

«Na fase inicial de produção, com base em cálculos de desempenho, instalamos duas turbinas eólicas e colocamos sistemas fotovoltaicos nos telhados para obter um fornecimento de energia verde. À medida que o desempenho dos terminais aumentarem, também aumenta o consumo de energia», explicou Chen Yanping, que ocupa o cargo de diretor-geral adjunto do Tianjin Port Group, responsável pela conversão da plataforma.

Tecnologia 5G na base da transformação tecnológica

Em 2020, o porto de Tianjin, a Huawei e a China Mobile criaram em conjunto uma equipa especial “5G + porta inteligente”. Esta equipa conseguiu concretizar um sistema de transporte horizontal inteligente, baseado em Inteligência Artificial (IA), logo no final do ano 2021. O sistema revelou-se autossuficiente em eletricidade verde e com zero emissões de carbono, através de camiões elétricos, de condução automática sem condutor. Graças à ampla cobertura e alta confiabilidade da rede 5G, combinada com novas tecnologias de TIC, a solução da Huawei, permite que cada contentor consuma 20% menos energia e cada grua de cais opere, por hora, 39 unidades de contentores. Isto porque as gruas, controladas à distância, levantam os contentores que são carregados com as respetivas mercadorias, aguardados nos navios de carga. De seguida, os navios levam os contentores em camiões porta-contentores elétricos não tripulados que se dirigem para as estações de bloqueio automático. Por fim, dá-se a condução para o parque de contentores.

Desempenho de alta performance confirma o sucesso da transformação

No mesmo ano, em 2021, este que é considerado um dos 10 maiores portos do mundo, alcançou uma capacidade de carga de 435 milhões de toneladas e a capacidade dos contentores superou o valor de 18,35 milhões de TEU. Já em 2022, a movimentação de contentores no Porto de Tianjin, ultrapassou 21 milhões TEUs. Com uma taxa média de crescimento anual de 6,9% nos últimos cinco anos, preve-se que no ano de 2023 se aproxime dos 22 milhões de TEUs movimentados. 

Depois de uma pandemia que colocou em causa o estatuto de “pólo económico mundial” da China, esta aposta pode ser ser um exemplo para outros portos da região que procuram reafirmar-se no cenário internacional. 

Em Portugal, portos como o de Sines, que já se afirma como um dos mais eficientes da Europa, podem e devem inspirar-se em exemplos como o porto de Tianjin para reforçar a sua posição, num caminho mais tecnológico e mais sustentável. 

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Referências bibliográficas:
Pandaily,  Huawei Helps Tianjin Port Realize 5G and L4 Autonomous Driving 2022. Acedido em 13 de Fevereiro de 2023. 
XINHUA Português, Porto de Tianjin movimenta 21 milhões de TEUs de contêineres em 2022, 2023 Acedido em 13 de Fevereiro de 2023. DistribuiçãoHoje, Porto de Tianjin torna-se inteligente e sem carbono, 2022. Acedido em 13 de Fevereiro de 2023.

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