Vantagens e desvantagens da subcontratação logística

Vantagens e desvantagens da subcontratação logística

A subcontratação logística (outsourcing) surgiu como resposta à necessidade de delegar serviços complementares à atividade central da empresa, face às exigências do contexto comercial global. 

Associada a um aumento da produtividade e competitividade da empresa, a contratação de parceiros logísticos passou a ser considerada uma peça indispensável no setor logístico.

De facto, com base num estudo realizado em dezembro de 2019, 80% dos inquiridos tencionava aumentar significativamente o orçamento dedicado à subcontratação logística, abrangendo outros serviços para além do armazenamento, preparação e transporte de encomendas. 

No entanto, a subcontratação logística também implica certos riscos, dependendo do âmbito de ação da empresa, estrutura, recursos, entre outros fatores. Como tal, é necessário considerar as diferentes vantagens e desvantagens da sua integração.

Vantagens da subcontratação logística

A decisão de obter um parceiro logístico soluciona inúmeros problemas que a empresa pode enfrentar ao longo do seu percurso, tais como: 

  1. A atribuição de tarefas e respetivos procedimentos burocráticos liberta tempo e recursos humanos e técnicos. Sem essa sobrecarga, a equipa interna pode dedicar a sua atenção ao negócio central da empresa e à possibilidade de expansão do negócio e da carteira de clientes. 
  2. Geralmente, o prestador é responsável pela manutenção dos equipamentos relacionados com o serviço (e.g. gestão da frota, limpeza, etc) e de providenciar soluções para imprevistos. Esta divisão de responsabilidades pode oferecer maior segurança à empresa contratante uma vez que a capacidade de resposta depende do prestador, mesmo que tal implique a partilha de responsabilidades em certas circunstâncias.
  3. Os prestadores logísticos possuem diversos pontos estratégicos, permitindo explorar novas oportunidades no mercado nacional e internacional. 
  4. A subcontratação logística reduz os custos operacionais relacionados com a contratação de profissionais, equipamentos e com o espaço físico da empresa bem como permite transformar custos fixos em variáveis. A empresa deixa de estar limitada pela sua própria estrutura e passa a obter uma maior flexibilidade, sendo da responsabilidade do prestador o investimento em meios técnicos e humanos que permitam realizar o serviço solicitado. 
  5. Segundo um estudo da Accenture realizado em 2019, 47% dos consumidores desistem de fazer negócio devido a um mau serviço de apoio ao cliente. A escolha do prestador logístico ideal reflete-se na rapidez, eficácia e produtividade geral, melhorando a prestação do serviço e consequente aumento do nível de satisfação do cliente.
  6. Optar pelo outsourcing logístico facilita o acesso a tecnologias atualizadas e dispendiosas e promove a partilha de boas práticas através do benchmarking. A empresa também pode beneficiar do conhecimento de profissionais especializados da empresa contratada, reduzindo os custos relacionados com recrutamento e formações. 

Desvantagens da subcontratação logística:

A integração de um parceiro logístico na estrutura da empresa pode ser vantajosa, mas também implica determinados riscos, nomeadamente: 

  1. A má qualidade do serviço prestado ou a falta de equipamentos inovadores podem prejudicar o negócio, a reputação da empresa e consequente satisfação do cliente. Este obstáculo pode ser de difícil resolução no caso de existirem limites contratuais que impeçam a substituição do parceiro logístico por outro com um desempenho mais adequado.
  2. Um dos riscos associados é a necessidade de troca de informação, por vezes confidencial e de uma constante fiscalização dos serviços prestados.
  3. Integrar diferentes sistemas e procedimentos internos de ambas as empresas é um processo complexo e pode exigir uma reestruturação interna e consequente necessidade de alterar postos de trabalho. Esta mudança não só desmotiva a equipa interna, como também pode gerar um ambiente de desconfiança, dificultando a parceria.
  4. Conciliar estratégias pode criar vários obstáculos internos. Este ponto torna-se ainda mais problemático se houver conflito de interesses, como uma eventual colaboração entre o prestador e as empresas concorrentes. 
  5. Por fim, a perda do controlo e a crescente dependência do parceiro logístico pode passar a representar um custo financeiro e técnico mais elevado do que executar a tarefa dentro da própria empresa. 

Balanço final

A subcontratação logística não é uma opção viável para todas as empresas e pode representar um risco à estabilidade e crescimento do negócio. 

Por outro lado, pode ser uma alavanca determinante para o sucesso. Ao optar pela subcontratação, existem certos fatores a ter em conta:

  1. A procura pelo prestador mais indicado implica uma análise prévia do perfil do candidato e deve ter em conta a relação entre custo – benefício, a qualidade do serviço, o nível de desempenho e outros pontos relevantes relacionados com a especificidade do negócio. 
  2. Para que a colaboração seja clara e concisa, a empresa contratante deve conhecer integralmente as atividades chave que devem permanecer dentro da empresa e quais as complementares que podem ser delegadas ao prestador. Só então deve ser definida uma estratégia conjunta. 
  3. Ambas as empresas podem beneficiar do apoio mútuo. Através de um plano de comunicação eficaz, o trabalho em conjunto pode fortalecer laços de confiança e otimizar os resultados individuais de ambas as empresas. 

Saiba mais sobre as tendências atuais do sector logístico.

Referências Bibliográficas:
Gartner, Logistics Outsourcing Trends in 2020, 2019. Acedido em 2 de dezembro de 2020.
Accenture, Rethink your customer service experience, 2019. Acedido em 2 de dezembro de 2020.Rangel Logistics Solutions, Outsourcing Logístico: principais vantagens para as empresas, 2019. Acedido em 2 de dezembro de 2020.Portal PME, Vantagens E Desvantagens Do Outsourcing. Acedido em 2 de dezembro de 2020.
pmelink.pt, Vantagens e desvantagens de subcontratar a armazenagem. Acedido em 2 de dezembro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.