Períodos de grande procura de determinado produto, face ao restante ano, são um grande desafio na cadeia de abastecimento. Mais do que garantir o stock sazonal é necessário prever minuciosamente para evitar ruturas ou excessos que depois não são escoados. No segundo semestre do ano identificam-se alguns momentos de aumento de procura como o regresso às aulas, a Black Friday ou o Natal, mesmo no final do ano. Neste artigo propomo-nos a analisar a questão do stock sazonal na cadeia de abastecimento e sugerimos algumas estratégias para o gerir com maior eficácia em qualquer altura do ano.
Variáveis que definem o stock sazonal
O stock sazonal é possível prever com maior ou menor exatidão, mas há três variáveis que permitem estruturar uma estratégia de prevenção de rutura ou excesso com mais eficácia:
- Ciclo de vida do produto: conhecer o ciclo de vida do produto com elevada procura é um dos primeiros passos para fazer uma gestão ajustada. Um produto que é vendido exclusivamente em determinado período (como as decorações de natal) terá uma gestão diferente daquele que, apesar do pico, pode registar alguma procura ao longo do ano (como o material escolar).
- Duração do pico de vendas: em épocas de vendas mais longas, como o verão (para os artigos associados) há a possibilidade de repor diversas vezes o stock. No entanto, em épocas mais curtas, como o dia dos namorados ou o Halloween, a estratégia deve ser muito bem definida, porque a janela de oportunidade é muito curta.
- Procurement lead time: indicador chave para a gestão de stock sazonal. Com quanto tempo de antecedência devem as organizações encomendar produto aos seus fornecedores? Esta antecipação pode determinar o sucesso do pico de vendas.
Risco de rutura ou excesso de stock: encontrar o equilíbrio
Para chegar ao equilíbrio entre a rutura e o excesso de stock é crucial, além de estudar as três variáveis apresentadas acima, planear ao detalhe o fluxo no pico de vendas.
A rutura de stock, além de significar uma oportunidade de venda perdida, pode resultar na insatisfação do cliente e perda da fidelização. É importante ter claro que do ponto de vista do consumidor, o que acontece quando determinado produto está esgotado/ indisponível em determinada loja, é ir à concorrência. Quando isto acontece pode perder-se não só a venda, mas também o cliente.
Já no excesso de stock, a mercadoria fica acumulada em armazém por não se ter escoado na janela de oportunidade devida. O que muitos retalhistas fazem é aplicar promoções, penalizando as margens de lucro, mas libertando espaço em armazém.
Estratégias para uma melhor gestão de stock sazonal
- Aumentar a visibilidade das operações.
Se ao longo de todo o ano a visibilidade sobre toda a cadeia é essencial, nos momentos de maior procura torna-se mesmo inevitável. De pouco vale o esforço para garantir que o produto está disponível na prateleira quando o cliente o procurar se em armazém as equipas e os espaços não estão preparados para o aumento do fluxo. A coordenação entre os vários intervenientes é fulcral. - Utilizar indicadores de performance adequados.
A melhor forma de encontrar uma gestão mais eficaz é monitorizá-la e otimizá-la. Com os indicadores corretos, os decisores conseguem perceber qual o estado do stock, assim como a sua necessidade de reposição. Os indicadores a anotar são: inventory turnover (frequência com que o stock é reposto, num determinado período), taxa de stockout (percentagem de produtos do inventário indisponíveis), days sales of inventory (indica o número de dias que um item permanece armazenado antes de ser vendido e permite analisar as despesas de armazenamento); taxa de backorder (quantidade de pedidos que não podem ser satisfeitos no imediato e ficam pendentes).
- Otimizar operações com recurso a tecnologia.
A tecnologia é a maior aliada dos operadores logísticos. Num cenário de gestão de stock sazonal não é exceção. Ao apoiarem-se em softwares adaptados para trabalhar com Big Data e Machine Learning, os operadores podem obter melhores resultados nestes picos de procura.
Benefícios de uma gestão eficiente de stock sazonal
Além do óbvio benefício de rentabilidade, uma gestão eficiente de stock sazonal permite uma série de outros benefícios como:
- Satisfação de cliente final;
- Satisfação de colaboradores;
- Reduzido impacto ambiental;
- Melhor organização de espaços – mesmo em ambientes de stress.
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Referências bibliográficas:
Mecalux ,Seasonal inventory: What is it and how do you manage it?, 2022. Acedido em 7 de Agosto de 2023. Rangel, Stock sazonal: o que é e como gerir este desafio logístico?, 2023. Acedido em 7 de Agosto de 2023.
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