Transporte multimodal: vantagens e desafios para a logística

Diferentes tipos de meio de transporte de carga

A indústria dos transportes é enorme e complexa. Falamos do tamanho do mercado, das alternativas de transporte, do alcance geográfico e da forma como os serviços de transportes são concretizados.

A logística beneficia de toda essa diversidade. Mas há um tipo de transporte que se destaca e estamos, neste artigo, a analisar as vantagens e desafios inerentes. Conheça mais sobre o transporte multimodal. 

O que é o transporte multimodal? 

O transporte multimodal caracteriza-se por um contrato entre um remetente e uma transportadora multimodal que assegura todo o percurso da mercadoria. Na verdade, não é o próprio operador que tem de efetuar todo o percurso, mas este é da sua total responsabilidade. Ou seja, se determinada carga precisar de atravessar o Atlântico e ainda percorrer parte da Europa, pode fazê-lo, na prática em várias transportadoras, que são sub-contratadas por uma transportadora responsável pelo envio, desde o remetente até ao destinatário final. O contrato de transporte entre remetente e transportadora é, por isso, único. 

Na prática, é esse o fator que distingue o transporte multimodal do transporte intermodal – que se caracteriza pelo recurso a vários tipos de transporte, mas neste caso com diferentes operadoras e todas com o seu próprio contrato de serviço. 

Vantagens deste tipo de transporte

São reconhecidas várias vantagens neste tipo de transporte, tanto para o cliente como para o operador. Destacamos algumas das principais: 

  1. Consultoria com um único operador logístico. Este é um aspeto que beneficia tanto o remetente como o operador responsável pelo transporte e todas as possíveis empresas de transporte subcontratadas. As decisões ficam centralizadas num único operador, com orientações específicas do cliente. Isto permite desbloquear questões específicas que possam surgir no trajeto e que, num cenário de transporte intermodal, por exemplo, poderiam ser mais complexas de resolver, por haver menor coordenação no terreno. 
  2. Menos burocracia. O remetente terá que contratar apenas um provedor de serviço de transporte. Depois pode haver maior ou menor necessidade de subcontratar, de acordo com a rota. No entanto, a burocracia é consideravelmente menor. 
  3. Gestão de tempo. O compromisso que o operador de transporte multimodal assume com o seu cliente inclui a agilização de processos, de forma a cumprir os timings predefinidos. A probabilidade de atrasos é menor neste tipo de transporte.  

Desafios do transporte multimodal para a logística

Para os operadores de transporte multimodal, existem alguns desafios com os quais têm que lidar com frequência. Do lado do remetente, também há fatores que pesam contra a contratação deste tipo de serviço:

  1. Atualização constante pelos operadores. Quem oferece este tipo de serviço deve estar sempre atualizado sobre novas tecnologias utilizadas na cadeia de abastecimento, os regulamentos internacionais e os requerimentos de segurança das diferentes autoridades. 
  2. Dificuldade em assegurar todo o percurso sem subcontratar outras transportadoras. 
  3. Interrupções na cadeia de abastecimento. Desde finais de 2019 que não se pode voltar a falar numa cadeia de abastecimento em velocidade plena. Entre pandemia de Covid-19 e Guerra, têm sido vários os desafios, diretamente ou indiretamente  relacionados com estes acontecimentos, que criam congestionamentos no normal funcionamento da cadeia. E isso acaba por ser um grande desafio quer para operador, quer para cliente de transporte multimodal.    

A procura por operadores 3 PLs faz tanto mais sentido quanto maior e mais complexo for o percurso de uma determinada mercadoria. Assim, os produtores podem apenas focar-se na etapa de negócio principal e otimizar gastos com logística devido à maior experiência dos Operadores de Transporte Multimodal ou 3PLs.  

Estes operadores especializados estão cada vez mais focados em fazer um uso mais eficiente da sua própria rede de transporte. A consequência dessa otimização é uma melhoria na qualidade do transporte e também a oferta de custos mais competitivos para os clientes de transporte multimodal. 

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Referências bibliográficas:

Legal Readings, Unimodal and Multimodal Transportation of Goods, 2021. Acedido em 2 de Dezembro de 2022. 
MoldTrans, O transporte multimodal nas empresas de logística, 2017 Acedido em 2 de Dezembro de 2022. 
TrackPod, Multimodal Transportation: Definition, Challenges, and Solutions, 2021. Acedido em 2 de Dezembro de 2022. 
Repositório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa , A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR NO TRANSPORTE MULTIMODAL DE MERCADORIAS, de Mónica Marques da Silva Vitto, 2016. Acedido em 2 de Dezembro de 2022

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