
A subcontratação logística (outsourcing) surgiu como resposta à necessidade de delegar serviços complementares à atividade central da empresa, face às exigências do contexto comercial global.
Associada a um aumento da produtividade e competitividade da empresa, a contratação de parceiros logísticos passou a ser considerada uma peça indispensável no setor logístico.
De facto, com base num estudo realizado em dezembro de 2019, 80% dos inquiridos tencionava aumentar significativamente o orçamento dedicado à subcontratação logística, abrangendo outros serviços para além do armazenamento, preparação e transporte de encomendas.
No entanto, a subcontratação logística também implica certos riscos, dependendo do âmbito de ação da empresa, estrutura, recursos, entre outros fatores. Como tal, é necessário considerar as diferentes vantagens e desvantagens da sua integração.
Vantagens da subcontratação logística
A decisão de obter um parceiro logístico soluciona inúmeros problemas que a empresa pode enfrentar ao longo do seu percurso, tais como:
- A atribuição de tarefas e respetivos procedimentos burocráticos liberta tempo e recursos humanos e técnicos. Sem essa sobrecarga, a equipa interna pode dedicar a sua atenção ao negócio central da empresa e à possibilidade de expansão do negócio e da carteira de clientes.
- Geralmente, o prestador é responsável pela manutenção dos equipamentos relacionados com o serviço (e.g. gestão da frota, limpeza, etc) e de providenciar soluções para imprevistos. Esta divisão de responsabilidades pode oferecer maior segurança à empresa contratante uma vez que a capacidade de resposta depende do prestador, mesmo que tal implique a partilha de responsabilidades em certas circunstâncias.
- Os prestadores logísticos possuem diversos pontos estratégicos, permitindo explorar novas oportunidades no mercado nacional e internacional.
- A subcontratação logística reduz os custos operacionais relacionados com a contratação de profissionais, equipamentos e com o espaço físico da empresa bem como permite transformar custos fixos em variáveis. A empresa deixa de estar limitada pela sua própria estrutura e passa a obter uma maior flexibilidade, sendo da responsabilidade do prestador o investimento em meios técnicos e humanos que permitam realizar o serviço solicitado.
- Segundo um estudo da Accenture realizado em 2019, 47% dos consumidores desistem de fazer negócio devido a um mau serviço de apoio ao cliente. A escolha do prestador logístico ideal reflete-se na rapidez, eficácia e produtividade geral, melhorando a prestação do serviço e consequente aumento do nível de satisfação do cliente.
- Optar pelo outsourcing logístico facilita o acesso a tecnologias atualizadas e dispendiosas e promove a partilha de boas práticas através do benchmarking. A empresa também pode beneficiar do conhecimento de profissionais especializados da empresa contratada, reduzindo os custos relacionados com recrutamento e formações.
Desvantagens da subcontratação logística:
A integração de um parceiro logístico na estrutura da empresa pode ser vantajosa, mas também implica determinados riscos, nomeadamente:
- A má qualidade do serviço prestado ou a falta de equipamentos inovadores podem prejudicar o negócio, a reputação da empresa e consequente satisfação do cliente. Este obstáculo pode ser de difícil resolução no caso de existirem limites contratuais que impeçam a substituição do parceiro logístico por outro com um desempenho mais adequado.
- Um dos riscos associados é a necessidade de troca de informação, por vezes confidencial e de uma constante fiscalização dos serviços prestados.
- Integrar diferentes sistemas e procedimentos internos de ambas as empresas é um processo complexo e pode exigir uma reestruturação interna e consequente necessidade de alterar postos de trabalho. Esta mudança não só desmotiva a equipa interna, como também pode gerar um ambiente de desconfiança, dificultando a parceria.
- Conciliar estratégias pode criar vários obstáculos internos. Este ponto torna-se ainda mais problemático se houver conflito de interesses, como uma eventual colaboração entre o prestador e as empresas concorrentes.
- Por fim, a perda do controlo e a crescente dependência do parceiro logístico pode passar a representar um custo financeiro e técnico mais elevado do que executar a tarefa dentro da própria empresa.
Balanço final
A subcontratação logística não é uma opção viável para todas as empresas e pode representar um risco à estabilidade e crescimento do negócio.
Por outro lado, pode ser uma alavanca determinante para o sucesso. Ao optar pela subcontratação, existem certos fatores a ter em conta:
- A procura pelo prestador mais indicado implica uma análise prévia do perfil do candidato e deve ter em conta a relação entre custo – benefício, a qualidade do serviço, o nível de desempenho e outros pontos relevantes relacionados com a especificidade do negócio.
- Para que a colaboração seja clara e concisa, a empresa contratante deve conhecer integralmente as atividades chave que devem permanecer dentro da empresa e quais as complementares que podem ser delegadas ao prestador. Só então deve ser definida uma estratégia conjunta.
- Ambas as empresas podem beneficiar do apoio mútuo. Através de um plano de comunicação eficaz, o trabalho em conjunto pode fortalecer laços de confiança e otimizar os resultados individuais de ambas as empresas.
Saiba mais sobre as tendências atuais do sector logístico.
Referências Bibliográficas:
Gartner, Logistics Outsourcing Trends in 2020, 2019. Acedido em 2 de dezembro de 2020.
Accenture, Rethink your customer service experience, 2019. Acedido em 2 de dezembro de 2020.Rangel Logistics Solutions, Outsourcing Logístico: principais vantagens para as empresas, 2019. Acedido em 2 de dezembro de 2020.Portal PME, Vantagens E Desvantagens Do Outsourcing. Acedido em 2 de dezembro de 2020.
pmelink.pt, Vantagens e desvantagens de subcontratar a armazenagem. Acedido em 2 de dezembro de 2020.
Etiquetas
Mais notícias
Artigos Recentes
- Drones na Logística Urbana: O Futuro das Entregas Rápidas e Eficientes
- A Intralogística e a Sua Importância para as Empresas
- O Peso da Logística na Economia Mundial: Impactos e Tendências
- Blockchain na Logística: Transparência e Segurança na Cadeia de Abastecimento
- Os Desafios da Logística Last Mile em Portugal