A digitalização da indústria, que levou ao surgimento do conceito Indústria 4.0, está também estreitamente relacionada com o surgimento da expressão Logística 4.0. Na verdade trata-se de uma digitalização revolucionária, que tem ditado a otimização e adoção de novas dinâmicas ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Neste novo artigo do blog da APOL, ficamos a conhecer melhor o conceito de Logística 4.0 e o impacto que tem nos operadores.
O que é a versão 4.0 na logística?
Logística 4.0 pode ser definida como a evolução da logística tradicional. Tem como premissa base a necessidade de investimento em tecnologia para conseguir aumentar a quota de mercado. Há uma clara mudança de perspetiva entre a logística tradicional e a versão 4.0 no que respeita, por exemplo, a stocks. No antigo modelo, a produção era feita em grande escala, com grandes quantidades de produtos, acumulavam-se stocks de forma a manter os itens disponíveis, para responder à procura sem correr o risco de faltas. Na Logística 4.0, com o apoio de tecnologia avançada, o foco passou a estar na exigência do cliente, produzem-se peças personalizadas e fabrica-se apenas o necessário para a comercialização num curto prazo.
Como foi a evolução?
A evolução na logística está estreitamente relacionada com a evolução da indústria. Não há versão 4.0 numa sem a versão 4.0 da outra. Mas querendo traçar uma linha temporal, há que recuar cerca de 200 anos:
- Logística 0 (entre 1900 e 1940): Foco na economia agrária. Dinâmicas entre o campo e o mercado;
- Logística 1.0 (entre 1940 e 1960): Especialização e necessidades de guerra, foco no desempenho funcional;
- Logística 2.0 (entre 1960 e 1970): Integração interna de processos;
- Logística 3.0 (entre 1970 e 1980): O cliente é quem importa, focado na busca por eficiência;
- Logística 4.0 (a partir de 1980 e em evolução até hoje): A era do Supply Chain, da integração de processos e da tecnologia. Foco em tornar a logística como um diferencial de negócio.
O surgimento da internet e da possibilidade de integração de processos e dispositivos foi o verdadeiro ponto de viragem para esta era da logística 4.0.
Benefícios e desafios a encontrar na logística 4.0
A adoção integral de tecnologia nas operações traz benefícios imediatos para as empresas, entre eles:
- Redução de custos;
- Redução de perdas
- Melhoria na análise de dados;
- Maior foco na estratégia de negócio;
- Maior satisfação do cliente.
Mas há também alguns desafios neste processo de adaptação. Identificam-se à partida os seguintes:
- Cultura organizacional: a adaptação dos recursos humanos a novas dinâmicas e processos, onde o domínio da tecnologia é fundamental, pode ser um desafio que exige persistência e tempo;
- Mudança de estratégia, deixando para trás a política de acumulação de stocks em centros de distribuição, pode num primeiro momento, resultar em perdas;
- Eliminar stocks ao mesmo tempo que se pretende diminuir o lead time dos pedidos pode ser outro grande desafio. A sincronização é crucial, não apenas em rotinas internas como com stakeholers.
Como podem os operadores entrar na nova era?
Para se alcançar uma cadeia de abastecimento mais conectada e inteligente, os operadores devem investir em soluções tecnológicas e também na formação dos recursos humanos para estas novas soluções.
Ao apostar em práticas ESG, recorrer a sistemas de gestão operacional ou de dados ou mesmo ao investir em equipamentos como drones ou veículos autónomos, os operadores dão o primeiro passo para a imersão tecnológica em que muitas empresas já entraram e colhem os frutos.
Logística 4.0 já não é apenas uma tendência. É uma realidade para muitas empresas e a probabilidade de se destacarem no mercado, face à concorrência, é alta. Junte-se à Associação Portuguesa de Operadores Logísticos onde a Logística 4.0 é uma realidade e os associados apoiam-se mutuamente nesta nova era do setor. Torne-se também associado!
Referências bibliográficas:
Flexis, WHAT IS LOGISTICS 4.0?, 2018. Acedido em 26 de Março de 2023.
Scalefusion Blog, Logistics 4.0: The Future of Smart Supply Chain and Logistics, 2021. Acedido em 26 de Março de 2023.
DHL,WHAT EXACTLY IS LOGISTICS 4.0 ALL ABOUT?, 2022. Acedido em 26 de Março de 2023. TOTVS, O que é logística 4.0 e qual seu impacto? 2021. Acedido em 27 de Março de 2023.