Inteligência Artificial na Logística
A acelerada evolução da tecnologia tem permitido que milhões de empresas otimizem processos e recursos.
Entre as invenções mais poderosas está precisamente a Inteligência Artificial, que se tem vindo a tornar uma ferramenta essencial para qualquer empresa. E a indústria de logística não é exceção.
De armazéns a frotas de entrega, a Inteligência Artificial está a transformar a maneira como os produtos são movimentados e armazenados, com um impacto significativo na eficiência, nos custos e na satisfação do cliente.
Neste artigo vamos demonstrar como está a ser usada a Inteligência Artificial na Logística.
O que é Inteligência Artificial (IA)?
Antes de avançar, faz sentido explicar de forma sucinta o que é a Inteligência Artificial (IA).
A IA é uma espécie de super-herói que, em vez de voar, tem o superpoder da inteligência. O que lhe permite fazer muitas coisas que os humanos fazem, mas de uma forma mais rápida e precisa.
A Inteligência Artificial consegue aprender com todas as informações que recebe. Ou seja, quanto mais a IA aprende, mais inteligente fica.
Benefícios da Inteligência Artificial na Logística
Como a IA aprende com as informações que recebe, os benefícios para empresas do setor aplicam-se de várias formas. O impacto da IA é altíssimo e já o abordamos neste artigo.
Estes são alguns dos benefícios da Inteligência Artificial na Logística:
Automatizar tarefas repetitivas
A IA pode automatizar tarefas repetitivas e manuais, como a separação de pedidos, a embalagem ou a etiquetagem, disponibilizando os funcionários para outras atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.
Para a sua empresa, estes automatismos resultam em:
- Aumento da produtividade, com maior eficiência operacional e redução de custos com mão de obra;
- Melhoria na qualidade, através da redução de erros humanos e maior padronização dos processos;
- Ambiente de trabalho mais seguro, ajudando na diminuição de acidentes.
Otimizar rotas
A capacidade de previsão da IA torna a gestão e otimização de rotas de entrega e transporte mais eficiente.
Ao considerar fatores como tempo de viagem, tráfego, condições climáticas e restrições de veículos, as empresas de logística podem:
- Escolher as mais curtas e eficientes, resultando na redução do consumo de combustível, custos de manutenção e emissões de carbono;
- Encurtar o tempo de entrega, o que aumenta a satisfação do cliente e a fidelização;
- Otimizar a frota ao máximo, podendo até reduzir o número de veículos necessários.
Fazer previsões de procura e necessidade de recursos com precisão inigualável
Tendo em conta os dados históricos, com especial foco nos padrões de compra e tendências de mercado, a Inteligência Artificial permite prever a procura e necessidade de recursos com precisão.
Ou seja, pode ter total otimização sobre os níveis de stock, o que reduz os custos de armazenamento, as perdas por deterioração e reduz a quantidade de artigos obsoletos.
Passa também a ter uma maior disponibilidade de produtos, que pode, por sua vez, aumentar a satisfação do cliente e reduzir a quantidade de vendas perdidas.
Por último, mas não menos importante, passa a conseguir planear as suas compras de forma estratégica e com maior poder de negociação.
Melhor atendimento ao cliente
Porque permite um grande grau de personalização na experiência do cliente, é possível aumentar os índices de satisfação e a fidelização.
A IA pode analisar os dados dos clientes e das compras anteriores, personalizando a experiência de compra e entrega. O que leva a:
- Uma entrega mais rápida e eficiente;
- Um fortalecimento do relacionamento com o cliente e construção de uma marca mais forte.
Se a Inteligência Artificial for bem implementada e treinada, pode ajudar a otimizar os recursos humanos desta parte da sua empresa.
Desafios da IA na Logística
Tendo em conta o que descrevemos anteriormente, a IA traz inúmeros benefícios.
Mas é preciso considerar também os desafios da sua implementação na logística, porque conhecer esses desafios de forma proativa é crucial para garantir a melhor transição possível.
Impacto nos Recursos Humanos
É inegável que a IA eliminará alguns postos de trabalho. Por outro lado, também criará novos empregos.
É crucial que as empresas implementem medidas para mitigar este impacto na força de trabalho, implementando programas de requalificação e reabilitação profissional. É também importante que toda a comunicação seja transparente e o apoio aos colaboradores nunca deixe de existir.
Investimento na Implementação e Integração
A adoção de soluções de Inteligência Artificial na logística pode envolver investimentos significativos, incluindo:
- A aquisição de software e hardware;
- Formação de pessoal;
- Infraestrutura de TI robusta.
A falta de um padrão específico neste tipo de implementações e soluções podem criar desafios para empresas que operam em cadeias de logística complexas e com múltiplos parceiros.
É importante que se aconselhe com empresas especialistas antes de avançar com a implementação.
Se já é membro APOL pode contactar-nos para aconselhamento.
Segurança Cibernética
Todos os sistemas de IA estão conectados à internet, logo, podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos, colocando em risco dados confidenciais e a própria operação logística.
As empresas devem implementar medidas robustas de segurança para proteger os seus sistemas e dados.
Como a IA está a ser usada na Logística
Para poder compreender até que ponto a Inteligência Artificial na Logística será um excelente investimento para o futuro, trazemos-lhe o case de estudo da Global Logistics Solutions (GLS).
A GLS recorreu à RTS Labs, uma empresa que implementa IA nas empresas, com um desafio muito específico: otimizar as operações no armazém.
As tarefas manuais de embalamento resultaram em erros e falhas nos processos, o que resultava em:
- Encomendas enviadas tardiamente;
- Mais custos laborais;
- Utilização ineficiente do armazém;
- Em consequência da anterior, menos espaço em armazém
Não fossem estes desafios já suficientes, o facto de todo o inventário ser manual gerava alguns erros na gestão de stock.
A solução implementada pela RTS era baseada em IA e isto foi o que fizeram:
- Desenvolveram um sistema que recolhia e embalava automaticamente as encomendas, o que levou a um processo de envio altamente otimizado;
- Este sistema ajusta, de forma dinâmica e em tempo real, a alocação de recursos com base em previsões de procura, garantindo a utilização eficiente da mão de obra e do espaço de armazenamento;
- Além disso, foram implementados sistemas de gestão de stock baseados em IA para melhorar o inventário e compras, reduzindo (ou até eliminando) os erros que aconteciam no passado.
Estes foram os resultados:
- Redução do tempo para envio em 50%;
- Redução de custos laborais em 30%;
- Aumento da capacidade de armazenamento em 60%.
Pode ler mais sobre este e outros estudos de caso no site da RTS.
Conclusão
A IA não é apenas uma ferramenta para o futuro. Na verdade, é cada vez mais uma realidade que já está a transformar a indústria de logística. E, embora existam desafios, os benefícios da IA superam-nos por larga margem
As empresas que investem em Inteligência Artificial estarão na vanguarda da transformação e colherão os benefícios de um futuro mais eficiente, dinâmico e centrado no cliente.
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