O papel da ferrovia na logística tem vindo a ser reforçado nos últimos anos. Do leque de opções de transporte de mercadorias, a ferrovia concentra em si o título de alternativa mais eficiente, mais rentável e mais sustentável. No entanto, a integração com outros meios, numa lógica intermodal é indispensável.
Qual é o cenário da ferrovia em Portugal e na Europa? O que é necessário para que esta seja a solução privilegiada pelos operadores logísticos?
A ferrovia na logística traz um vagão cheio de vantagens
Do ponto de vista da cadeia de abastecimento, o transporte ferroviário traz uma série de vantagens que tornam os fluxos mais eficientes. Entre as principais identificam-se as seguintes:
- Previsibilidade: ao contrário de outros tipos de transporte, a ferrovia é menos suscetível a imprevistos. Os carris permitem um certos nível de previsibilidade de velocidade e de horários, que as estradas, o mar ou o ar podem não permitir.
- Capacidade de carga: a combinação das infraestruturas movíveis (como os vagões) e amovíveis (linhas de comboio) dão resposta a grandes cargas, no que respeita a volume e a peso.
- Segurança: a previsibilidade está intrinsecamente relacionada com a segurança deste tipo de transporte. Os riscos de incidentes são menores que nas outras alternativas.
- Sustentabilidade: esta é a solução de transporte menos poluente de todas e que permite aos operadores logísticos assumir compromissos de sustentabilidade mais efetivos.
- Compatibilidade com outros transportes: a ferrovia é compatível e integrável com todas as outras soluções de transporte, tanto que a maioria das plataformas intermodais contemplam a ferrovia.
No entanto, o grande ponto fraco do transporte rodoviário é mesmo a necessidade de uma estrutura específica – o que o torna menos flexível e dependente de outras para finalizar o percurso da mercadoria até ao destino final.
Panorama da ferrovia em Portugal
Portugal beneficiou nos últimos anos de alguns aportes de investimento na ferrovia. Disso é exemplo o Projecto Ferrovia2020, que contou com um investimento superior a 2 mil milhões de euros. No entanto ainda há caminho para trilhar e os responsáveis admitem que “ a aposta é para manter”.
No país, o setor dos transportes contribui com 28% do total de emissões nacionais de gases com efeito de estufa, segundo os mais recentes dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Por isso, a aposta na ferrovia torna-se crucial para a descarbonização da economia portuguesa, defende a Associação ZERO, com base no relatório do projeto UNIFY da Rede Europeia de Ação Climática (CAN Europe).
Do ponto de vista económico, um maior investimento na ferrovia pode trazer maior competitividade ao país. O presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, Álvaro Beleza, sublinhou, após uma conferência dedicada ao tema,, o papel estratégico da ferrovia associado a outros recursos já existentes em Portugal: “Sines, que é o segundo maior porto de águas profundas na Europa, depois de Roterdão. Espanha não tem (um porto deste tipo), mas se Sines não tiver ligação ferroviária para a Europa e auto-estrada não serve de muito, porque não basta ter o porto, é preciso ter também as ligações”.
O futuro da ferrovia na logística
Com o motor dos compromissos Carbono Zero a pressionarem as empresas e governos para operações mais sustentáveis, é possível que a ferrovia veja, num futuro próximo, um reforço de investimento. Mas as transformações podem acontecer em várias frentes: além da eletrificação dos comboios, há já a transformação para hidrogénio. A China foi pioneira na solução e na Europa, é a Alemanha que se destaca.
Conheça outros desafios e oportunidades dos operadores logísticos em Portugal, relacionados com os transportes e não só. Torne-se associado da APOL e beneficie esta partilha entre elementos do setor.
Referências bibliográficas:
Brussells European Union, From the roads to the rails: European freight transport and green logistics, 2022 Acedido em 13 de Setembro de 2022.
Railway Pro, Role of freight transport in the logistics chain., 2021 Acedido em 6 de Setembro de 2022.
Noatum Logistics, Types of freight transport, 2022 Acedido em 6 de Setembro de 2022. Transportes e Negócios, SEDES defende uma maior aposta na ferrovia, 2022. Acedido em 13 de Setembro de 2022