5 benefícios da logística colaborativa
Partilhar recursos, informações, desafios e responsabilidades. Este é o conceito da logística colaborativa, em que todas as partes envolvidas nos fluxos logísticos trabalham para reduzir tempo de operação, custos e impactos ambientais.
Esta colaboração pode ainda envolver a partilha de espaços de armazenamento, transportes, tecnologias etc. O objetivo é unir forças para criar operações mais eficientes e sustentáveis, aproveitando as capacidades individuais de cada parceiro na cadeia de abastecimento.
1. Redução de custos operacionais
Um dos primeiros efeitos da logística colaborativa e, inquestionavelmente, um dos principais benefícios é a redução de custos operacionais.
A partilha de armazéns, veículos e equipas de transporte, resulta numa redução significativa nos custos operacionais para todas as partes envolvidas.
2. Maior eficiência energética
Indissociável do primeiro ponto está também a maior eficiência energética como consequência e benefício da logística colaborativa. A otimização de rotas de transporte, redução da necessidade de embalagens excessivas e a partilha de recursos logísticos ajudam a minimizar o desperdício e promover práticas mais sustentáveis ao longo da cadeia de abastecimento.
3. Integração de tecnologia
A colaboração entre operadores pode permitir a integração de tecnologia que de outra forma poderia ser de mais difícil acesso. Referimo-nos, por exemplo, a instalação de soluções tecnológicas em ambiente de armazém, como é o caso dos drones. Estas sinergias podem também ser uma oportunidade para a digitalização mais rápida das operações.
4. Maior competitividade e aceleração no crescimento
A colaboração pode ser vista como uma “via rápida” para o crescimento e competitividade dos operadores. Empresas que adotam a logística colaborativa beneficiam, muitas vezes, de vantagem competitiva, tornando-se capazes de oferecer serviços mais eficientes, com custos mais baixos em comparação com concorrentes.
5. Melhoria na relação com clientes e stakeholders
Por último, e como consequência de todos os benefícios anteriores, a melhoria na relação com clientes, parceiros e fornecedores. Uma empresa com mais recursos a seu dispor e com um crescimento saudável e sustentado estabelece relações também elas mais positivas e vencedoras.
Leia também sobre Como chegar à colaboração empresarial na Supply Chain
É sabido que para ir longe, o melhor é irmos acompanhados. Na APOL promovemos a colaboração entre associados e ajudamos a criar pontes estratégicas e duradouras. Conheça a associação e faça parte! Inscreva-se.
Referências bibliográficas:
Intermodal Digital, Logística colaborativa: vantagens e desvantagens 2022. Acedido em 20 de Março de 2024.
Comprovei, Logística colaborativa: conheça as vantagens inovadoras da colaboração, 2022 Acedido em 20 de Março de 2024.
Etiquetas
Mais notícias
Artigos Recentes
- O Impacto do ‘Nearshoring’ na Logística Portuguesa: Oportunidades e Desafios
- Logística em 2025: Tendências e Estratégias para os Operadores Logísticos
- Os maiores desafios logísticos em Portugal: Uma perspetiva atual
- Como começar uma carreira no setor da Logística e Supply Chain?
- Como a Logística Verde transformou a Black Friday em 2024