Logística no metaverso: qual o impacto da nova dimensão?
O metaverso tornou-se uma verdadeira buzzword nos últimos anos, essencialmente pela grande aposta de empresas tecnológicas neste ambiente. Mas o conceito já existe há décadas noutras áreas como a literatura, cinema ou os videojogos associado ao “ciberespaço”. Há anos que a realidade virtual é descrita como o próximo grande passo da indústria tecnológica mas, até aqui, tinha ficado confinada àquelas áreas.
Atualmente o cenário é diferente: já há milhares de empresas a marcar presença neste universo e espera-se que em 2029 este mercado valha já mais de 1 trilião de dólares, segundo projeções da Fortune Business Insights.
Mas que impacto pode ter esta revolução virtual na cadeia de abastecimento e nas operações logísticas? Como podem os operadores tirar mais partido desta nova realidade?
Metaverso: nova era na indústria e na logística
A interatividade, ambiente descentralizado e realidade persistente do metaverso permitem melhorar processos e eliminar derrapagens nos custos na indústria de um modo geral e também na logística.
De um ponto de vista organizacional, o metaverso eleva as videochamadas, normalizadas durante a pandemia a um novo patamar: os colaboradores podem reunir numa mesma sala, ainda que remotamente e ambiente virtual. Já no ambiente de armazém, os digital twins apoiam a projeção de fluxo de trabalho, detetam ineficiências e promovem a produtividade, podendo diminuir os custos operacionais.
No que diz respeito às vendas, esta tecnologia de simulação em tempo real apresenta showrooms e demonstrações de produtos onde os utilizadores podem interagir com a mercadoria sem necessidade de se deslocarem, e com a mesma confiança que teriam se estivessem presentes naquele espaço físico.
Quais são as previsões do metaverso para a logística?
Mais de metade dos gestores de logística inquiridos no estudo Accenture Technology Vision em 2022 indicaram que tem uma expectativa positiva sobre o impacto do metaverso nas suas organizações. Se até agora a gestão era baseada em dados históricos (extremamente relevantes , se bem tratados), o metaverso passa a possibilitar uma gestão baseada dados real time e de múltiplas origens. Entre os vários benefícios previstos para esta nova realidade, e mencionados no estudo, estão os seguintes:
- Visibilidade melhorada sobre todos os estágios da cadeia de abastecimento;
- Planeamento exato e orientado para soluções imediatas;
- Nível de conectividade e colaboração sem precedentes;
- Novas oportunidades de mensuração;
- Melhorias do ponto de vista da sustentabilidade.
Espera-se que as soluções do metaverso possam também otimizar o planeamento em épocas altas. Num ambiente virtual, é possível testar tudo, desde a gestão de pedidos até a distribuição e atendimento, identificando onde as cadeias precisam de ser reforçadas em momentos de procura crescente. O mapeamento da cadeia de abastecimento de ponta a ponta ajuda a criar um fluxo mais robusto e resiliente no mundo real.
Onde os dados anteriores não existem ou não se aplicam, a inteligência artificial pode gerar dados sintéticos, usados para desenvolver previsões e mapear o melhor curso de ação, tudo de forma integrada.
Localizações reais projetadas de forma virtual
O metaverso também pode ser usado para projetar instalações eficientes e eficazes. A primeira etapa é criar uma versão virtual de uma instalação: um navio de carga, um armazém ou centro de distribuição. Nesse ambiente simulado, todos os processos e fluxos podem ser verificados, inclusive em períodos de maior procura ou em momentos de interrupções.
Com base nesses testes, as melhores soluções podem ser incorporadas ao projeto na versão física. Num armazém, por exemplo, o fluxo pode ser testado previamente. A modelagem de espaço pode ser usada para otimizar as prateleiras. Até a organização das equipas pode ser estudada – tudo sem a necessidade de construir nada no mundo físico. O resultado é um design de armazém mais eficiente, mais sustentável.
A multidimensionalidade deixou de ser futuro e é presente já em inúmeros operadores de logística por todo o mundo e também em Portugal. Faça parte do grupo de operadores que acompanha de perto as novidades na tecnologia e beneficia das últimas atualizações. Junte-se à APOL como associado!
Referências bibliográficas:
Lotus Logística, Como o metaverso pode impactar a logística?, 2023. Acedido em 10 de Abril de 2023.
Saoodo Blog, Digital logistics: The Future of Logistics in the Metaverse, 2022. Acedido em 10 de Abril de 2023.
Maersk, 3 ways the metaverse will transform your supply chain, 2022. Acedido em 11 de Abril de 2023.
Interlake Mecalux, The metaverse: how would it affect industry and logistics? 2021. Acedido em 11 de Abril de 2023.
Etiquetas
Mais notícias
Artigos Recentes
- O Impacto do ‘Nearshoring’ na Logística Portuguesa: Oportunidades e Desafios
- Logística em 2025: Tendências e Estratégias para os Operadores Logísticos
- Os maiores desafios logísticos em Portugal: Uma perspetiva atual
- Como começar uma carreira no setor da Logística e Supply Chain?
- Como a Logística Verde transformou a Black Friday em 2024