Black Friday: marketing e logística de mãos dadas

Black Friday: marketing e logística de mãos dadas

A Black Friday inaugura o último esforço do ano para muitos negócios, que se prolonga até aos últimos dias, com as festas de natal e final de ano. Nestes últimos dois meses regista-se um pico de vendas muito relevante para o balanço anual das empresas. 

Que estratégias de marketing adotam os negócios para potenciar este momento? Como é que a logística é impactada e de que forma as pode otimizar? Como é que tem vindo a evoluir o comportamento do consumidor nestes últimos anos? Refletimos sobre estas questões abaixo no artigo. 

Estratégias que envolvem toda a cadeia 

As estratégias de marketing são pensadas para ter impacto, essencialmente, na decisão do cliente final. No entanto, consideram toda a cadeia logística e devem ser articuladas com os vários operadores. 

  • Estratégias de pricing: este é o principal argumento da Black Friday: o preço. A redução de preço tem um impacto muito significativo no consumidor e, por isso, o volume de compras aumenta de tal forma que justifica uma preparação prévia de todos os intervenientes logísticos. Em 2022, registou-se um aumento de 12% na semana da Black Friday, sendo que as compras online registaram um aumento de 24%, comparativamente com o período homólogo, segundo a SIBS Analytics, citada pela CNN Portugal.
  • Cross selling e up selling: no momento da decisão de compra, uma das estratégias mais eficaz é apresentar produtos relacionados e complementares ou um pack a um preço (pelo conjunto) mais vantajoso. Se por um lado permite um ticket mais alto, por outro, esta estratégia pode complexificar a operação. Imaginemos a compra de grandes eletrodomésticos: o transporte de grandes volumes é mais desafiante. As transportadoras devem estar preparadas para, nesta altura, gerir encomendas de maior dimensão.
  • Entregas flexíveis: um argumento quase exclusivo de ecommerce é a entrega. Quanto mais rápida, simples e flexível for, melhor para o cliente final, mais desafiante para os operadores. A última milha é de extrema importância na cadeia logística. Na Black Friday, com o aumento de volume de encomendas, revela-se ainda mais crucial. O objetivo principal é não defraudar as expectativas do cliente. Por essa razão, o aconselhável é trabalhar com datas de entrega dinâmicas, de acordo com a origem do produto, o processo de transporte e por fim a entrega propriamente dita. O compromisso deve ser assumido individualmente perante cada encomenda.   
  • Fidelização: ainda no âmbito das compras online, são várias as empresas que têm adotado a estratégia de fidelização, com a subscrição de um serviço de valor único que oferece entregas ilimitadas.  

Comportamento do consumidor traz novos desafios 

Além do já esperado “preço”, os consumidores portugueses pesquisam por “reviews” de produtos, revela um estudo da Google, citado na Human Resources Portugal. Mais: 49% está disponível para experimentar novas marcas, para encontrarem preços mais baixos (54%). A compra física não perde relevância: segundo o mesmo estudo, 40% dos inquiridos irão comprar tanto online, quanto em loja física. O que revela um comportamento omnicanal. Esta tendência permite uma diversidade de combinações de encomenda, entrega e devolução muito complexas. O cliente pode comprar online e devolver em loja ou num ponto de recolha. Ou comprar em loja e trocar por um artigo apenas disponível online. Assim, é importante que os processos de logística inversa estejam otimizados. 

Os produtos mais comprados na última Black Friday, de acordo com o comparador de preços KuantoKusta, citado na Distribuição Hoje, são da categoria de tecnologia e eletrodomésticos: smartphones (21,5%), TVs (11%), frigoríficos (7,3%) e portáteis (6,1%). Os portes gratuitos são valorizados pelos consumidores em compras feitas neste período.  Por exemplo, em tecnologia os portugueses gastam, em média, mais 125,61% em encomendas de smartphones e acessórios, e mais 112,14% em produtos de imagem e som, quando há a oferta de portes de envio. 

Estas variações justificam a preparação antecipada de stock, com uma estratégia de gestão sazonal específica. Leia mais sobre esta prática. 

Sucesso no consumidor final é sucesso para operadores logísticos

Marketing e logística de forças unidas são garantia de sucesso não só em períodos mais desafiantes, como a Black Friday, como durante todo o ano. O benefício mais visível é para o consumidor final, que fica satisfeito com a sua compra. Mas esse sucesso é transversal a toda a cadeia, que cumpriu com os objetivos a que se propôs. 

Como se prepara a sua empresa para estes últimos meses do ano? As equipas de marketing estão articuladas com os operadores logísticos? Troque ideias com outros players do setor, junte-se a Associação Portuguesa de Operadores Logísticos. Torne–se associado! 

Referências bibliográficas:
Distribuição Hoje, Portes gratuitos podem ter impacto no valor do ticket? Eis o que dizem os números, 2023. Acedido em 12 de Outubro de 2023. 
Grande Consumo, O que vão os portugueses comprar na Black Friday  2022 Acedido em 12 de Outubro de 2023. 
Human Resources, Incerteza económica está a levar portugueses a uma nova prática 2023 Acedido em 12 de Outubro de 2023. 
CNN Portugal, Compras online na Black Friday voltam a crescer – e já representam 22% do total 2022. Acedido em 12 de Outubro de 2023. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.