Drones na Gestão de Armazéns: principais vantagens
A utilização de drones na gestão de armazéns tem vindo a aumentar nos últimos anos, e de acordo com os últimos estudos publicados, terá atingido um nível de desenvolvimento bastante satisfatório. O crescente aumento do comércio online a nível mundial e, consequentemente, a pressão pelo aumento da eficiência nos processos logísticos, tem levado os operadores logísticos a investir em automação e robótica, como meio para entregar um serviço de gestão de armazéns cada vez mais eficaz e ajustado às necessidades específicas dos seus clientes.
Por outro lado, o surgimento da Indústria 4.0, que tende a automatizar totalmente todos os processos industriais, combinando máquinas com processos digitais, veio também acelerar a necessidade dos armazéns se tornarem mais digitais e automatizados. As novas tecnologias de digitalização, como os códigos de barras, os códigos QR, as tecnologias de identificação de frequência de rádio (RFID) e a inteligência artificial (IA), são uma realidade na atual gestão de armazéns e permitem, com facilidade, a automação com drones.
Desta forma, os drones começam a desempenhar um papel de destaque na automatização dos armazéns atuais, devido à sua autonomia para reconhecer e percorrer a planta do armazém e rastrear produtos. A gestão de inventários e a monitorização das operações de armazém estão entre os aspetos em que os drones podem dar maior contributo.
Gestão de inventários
Nesta etapa os drones podem ser utilizados para auditoria de inventário, gestão de stock, contagem de ciclos, pesquisa de itens, stock de segurança, e manutenção de stock.
Todas estas tarefas exigem, quase em exclusivo, a alocação de uma equipa de recursos humanos, pelo que se tornam dispendiosas. De igual forma, e por se tratar de tarefas rotineiras, são mais propensas ao erro humano, ao mesmo passo que envolvem algum risco, devido à necessidade de trabalho em altura.
A utilização de drones na gestão de inventários pode ser uma mais valia e acrescentar valor ao processo, pois aumenta a precisão do inventário, diminui os custos de mão de obra, e reduz a exposição ao risco por parte dos recursos humanos.
Apoio na intralogística
Uma das grandes vantagens da utilização de drones na intralogística é que são um complemento aos sistemas logísticos já existentes, pois podem operar no espaço aéreo do armazém que não está a ser utilizado, ou seja, imediatamente acima dos sistemas de produção, alargando assim o fluxo de materiais. Além disso, um sistema de transporte baseado em drones é altamente flexível e permite o transporte rápido.
A capacidade dos drones seguirem rotas de voo pré-definidas e transportarem pequenos itens, apresentam um bom potencial para a utilização dos mesmos para tarefas de intralogística (movimentação de itens no interior de determinadas instalações, sejam fábricas, centros de distribuição ou armazéns), contribuindo para reduzir ou até evitar tempos de paragem e perdas de produção.
Se considerarmos, por exemplo, a indústria automóvel com as suas instalações de produção massivas, processos just-in-time e os custos elevados que as linhas de produção inativas podem ter, a utilização de drones revela-se uma excelente solução. Esta pode passar pelo apoio no transporte interno de peças ou nas entregas urgentes dos fornecedores à fábrica. Tranduzindo-se assim numa mais valia para a eficiência das linhas.
Monitorização das instalações
O crescimento da procura por operações de armazém torna os processos de inspeção periódica indispensáveis. No entanto, para além de dispendiosos, por vezes, podem ser difíceis de concretizar, devido ao impacto que podem ter nas operações.
Os drones podem ser uma alternativa viável à inspeção e vigilância humana das instalações e operações de armazém. Atualmente, estes aparelhos já são utilizados com a finalidade de inspecionar o cumprimento de requisitos em algumas indústrias, como na construção civil ou na produção de energia. No caso da logística e armazenamento, a utilização de drones pode dar um excelente contributo na inspeção das infraestruturas, nomeadamente do telhado, paredes, tetos, cremalheiras, acondicionamento de paletes, entre outros.
Para além de não colocar em causa o normal funcionamento das operações de armazém, pois na maior parte dos casos são compatíveis, os drones são a solução ideal para tarefas que requerem monitorização e inspeção em zonas de perigo ou altura elevada.
Vantagens da utilização de drones na gestão de armazém
- Automação de tarefas de inventário;
- Realização de tarefas de forma contínua;
- Integração automática com o WMS (configuração rápida);
- Diminuição do uso de material e da taxa de ocupação do mesmo;
- Melhora a segurança durante o inventário (elimina necessidade de trabalho em altura);
- Permite otimização de recursos humanos para outras tarefas.
Referências Bibliográficas:
Swiss Federal Technische Hochschule Zurich. Whitepaper Applications of drones in warehouse operations, 2019, Acedido em 14 de julho de 2020