As operações de carga e descarga são momentos críticos na cadeia de abastecimento. Como todas as operações ao longo do fluxo, devem ser interpretadas como oportunidades de prestação de um serviço de excelência ao consumidor final e parceiros. Muitas vezes são tarefas vistas como rotineiras, mas não é por isso que a exigência diminui. Haverá formas para otimizar a carga e descarga de mercadorias? Há e podem fazer a diferença no resultado final das operações. Conheça 5 pontos de otimização neste artigo.
Comunicação eficaz
A comunicação é fator determinante para o sucesso de qualquer operação na supply chain. Mas na transição de mercadorias, a sua importância é redobrada. Nesta perspetiva, recursos humanos e tecnológicos devem atuar em conjunto. Ferramentas tecnológicas como Enterprise Resource Planning – ERP, Warehouse Management Systems – WMS ou Transportation Management Systems (TMS) são grandes facilitadores na gestão e comunicação de operações de carga e descarga. No entanto, a chave para que estes softwares permitam a otimização das tarefas é a formação das equipas para os utilizarem corretamente. O caminho é claro: formação, comunicação e otimização. Uma comunicação eficaz assente na formação das equipas resulta na otimização destas operações.
Equipamentos adequados
O fator físico das operações das cargas e descargas não devem ser descurado face ao primeiro ponto, mais estratégico. Tão importantes como os softwares são os equipamentos que realizam as cargas e descargas. A monitorização do estado destes equipamentos pode evitar atrasos ou até desperdícios. Empilhadoras, porta-paletes, plataformas hidráulicas ou outros robôs que concretizam estas operações devem ser incluídos num plano de inspeção frequente.
Manter todas as operações organizadas
Nada como planear no espaço e no tempo as operações, para que estas corram como previsto. As áreas de expedição são bastante movimentadas e podem até requerer uma atenção específica dentro do armazém. As equipas devem estar ao corrente das atividades diárias e, se possível, futuras, de forma a que possam integrar dinâmicas que facilitem as próximas operações.
Definir áreas de carga e descarga
Intrinsecamente relacionada com o ponto anterior está a definição de áreas de carga e descarga. Essa área pode ser adaptável consoante o tipo de mercadoria a movimentar. Mas por forma a otimizar as operações, o espaço deve ser respeitado e mantido limpo e organizado sempre que possível.
Atenção redobrada a cargas sensíveis
Cargas sensíveis requerem, muitas vezes, equipas especializadas e credenciadas. O acondicionamento e transporte ideais para este tipo de mercadorias exigem maior atenção. É comum os operadores terem procedimentos específicos definidos para evitar acidentes ou estragos. Todo o cuidado é pouco para garantir a segurança das equipas e o sucesso da operação.
As operações de carga e descarga de mercadorias em armazéns ou centros de distribuição podem ser entendidas como rotineiras. No entanto, são operações complexas que, por envolverem vários intervenientes, implicam uma grande capacidade de articulação e otimização.
Na APOL os operadores partilham entre si as melhores práticas do setor e apoiam-se mutuamente na melhoria das suas operações ao longo da cadeia de abastecimento. Junte-se a nós. Inscreva-se como associado.
Referências bibliográficas:
https://www.stokesequipment.com/2021/04/29/our-top-10-tips-for-making-loading-and-unloading-trucks-easier/
https://blog.movemais.net/processo-de-carga-e-descarga/
https://www.rangel.com/pt/blog/otimizar-carga-e-descarga/
Etiquetas
Artigos Recentes
- Posts not found