2023 foi um ano de desafios: económicos, tecnológicos e geopolíticos. Ao analisarmos os últimos meses é impossível não encontrar referências à inflação, ChatGPT ou Metaverso, ou ainda aos conflitos geopolíticos que desequilibraram economias.
Naturalmente todos estes eventos tiveram impacto na atuação dos operadores logísticos. Mas a APOL procurou ao longo do ano, reforçar a sua posição estratégica na defesa da competitividade no setor. Por isso, dedicamos este artigo a analisar os principais acontecimentos da APOL em 2023.
Protocolos com instituições de referência
A APOL termina o ano 2023 com a sua posição reforçada, graças aos protocolos que estabeleceu ao longo dos meses. Destacam-se dois:
- Protocolo de colaboração com APLOG. Trata-se da criação de sinergias que permite a ambas as associações trabalharem em conjunto para a solução de desafios como escassez de recursos humanos, a transição energética e a logística das cidades.
- Protocolo com o ISG. Desenvolver conhecimento e congregar sinergias é o principal objetivo desta parceira estabelecida entre a APOL e o Instituto Superior de Gestão. A aproximação à academia é uma grande mais-valia para todos os operadores logísticos associados da APOL.
Novos associados
Ao longo dos meses de 2023 reforçámos o conjunto de associados e demos as boas-vindas a seis novos operadores:
A entrada de um associado é uma mais-valia não apenas para o próprio operador, como também para o conjunto dos restantes. O grupo fica mais enriquecido pela diversidade das áreas de atuação e pela partilha de conhecimento e experiências.
A voz dos operadores reforçada em 2023
Já no final do ano passado a APOL sensibilizava para os desafios que os operadores logísticos tem vindo a enfrentar: a crise energética, escassez de recursos humanos, a exigência da sustentabilidade, assim como a digitalização, o encarecimento dos fretes internacionais e a necessidade de ação do poder político eram alguns dos temas apontados. Infelizmente, muitos dos desafios mantém-se. Outros foram agravados pelo contexto geopolítico.
No entanto, a APOL finaliza o ano de 2023 com a certeza de que avançou no caminho da promoção e valorização dos operadores logísticos em Portugal. As expectativas para o novo ano já estão altas.
Entre em 2024 com a APOL, num grupo robusto e coeso. Torne-se associado!
Etiquetas
Artigos Recentes
- Posts not found