APOL insiste num CAE específico para a logística

Depois de ter motivado o Parlamento a recomendar ao Governo a criação de um CAE específico para a logística, a APOL anuncia a criação de um grupo de trabalho para aprofundar a definição concreta de um CAE aplicável em Portugal e na União Europeia.

Portugal foi pioneiro, na Europa, no reconhecimento da relevância económica da logística, e da necessidade de apurar em termos estatísticos qual o peso da actividade no conjunto das actividades económicas, sublinha a Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL) em comunicado. A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, uma recomendação ao Governo para criar o novo CAE (Resolução n.º 151/2016, de 28 de Julho).

A APOL reclama ter tido um papel activo na sensibilização dos grupos parlamentares mas diz não querer ficar por aqui, antes pretender ajudar na definição prática dos termos do novo CAE. Para isso, “decidiu criar um Grupo de Trabalho multidisciplinar – em fase de trabalhos exploratórios – para aprofundar os termos da definição concreta de um CAE próprio para a Logística, que seja aplicável em Portugal e nos demais países que compõem a União Europeia”.

“Trata-se de um processo que envolve várias instituições públicas, nomeadamente, o Instituto Nacional de Estatística e o Governo, existindo, posteriormente, uma fase de validação junto das instâncias europeias”, acrescenta.

Com um CAE específico, será possível, além do mais, argumenta a APOL, concretizar o peso especifico do sector da logística entre as actividades económicas, na prática validando a “convicção generalizada de que os países mais competitivos economicamente têm um grau de disseminação do outsourcing logístico superior aos demais, por força do princípio da especialização que permite às restantes empresas focarem-se no seu core business, e permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos”.

A APOL foi criada em Janeiro de 2009 e conta agora com 13 associados: DB Schenker; DHL; Entreposto Logística; Frissul; GEFCO; Logic; Logiters; Luís Simões; Opertrans; Rangel; STEF; Univeg e XPO Logistics. É presidida por Nuno Rangel.

in http://www.transportesenegocios.pt/apol-insiste-num-cae-especifico-para-a-logistica/APOL insiste num CAE específico para a logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Contacte-nos

Ligue-nos ou preencha o seguinte formulário para que possamos entrar em contato consigo. Procuraremos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.